Gigantes chinesas estão tomando espaço no mercado de smartphones

1 min de leitura
Imagem de: Gigantes chinesas estão tomando espaço no mercado de smartphones

Achou que as empresas chinesas estavam tomando espaço apenas do mercado Android? Pois é melhor pensar novamente. Uma nova pesquisa trazida pela Gartner revelou que essas companhias estão mostrando um crescimento considerável na área como um todo, sendo as únicas no terceiro trimestre de 2016 a não apresentarem quedas nas vendas de seus aparelhos.

Segundo os números, as duas principais companhias do mercado de celulares atual – nada menos do que a Samsung e a Apple – tiveram uma redução pesada em suas vendas. A Maçã teve sua fatia reduzida razoavelmente no mercado, caindo de 13% para 11,5% em comparação ao mesmo período em 2015; já a gigante sul-coreana foi a que mais sofreu, caindo de 23,6% para 19,2%, o que já era até esperado, visto os problemas ocorridos com o Galaxy Note 7.

A China guiou o crescimento no mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2016

Por outro lado, três companhias tiveram um enorme destaque nas vendas. A Oppo foi aquela a apresentar o maior crescimento: do terceiro trimestre de 2015 para o de 2016, houve um salto de 3,4 para 6,7% - praticamente o dobro de seu espaço anterior. A BBK Communication Equipment foi outra a se sair incrivelmente bem, indo de 2,9 para 5,3% no mesmo período. A Huawei, por fim, ainda domina entre as chinesas, indo de 7,7 para 8,7% do mercado.

Sucesso ainda limitado à China

É importante notar, porém, que as vendas dessas gigantes ainda estão limitadas praticamente apenas à China. Os números fora do país representaram menos de 20% das vendas das empresas, mostrando que ainda há um longo caminho até que elas façam sucesso a nível global.

“A China guiou o crescimento no mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2016”, afirmou Anshul Gupta, diretor de pesquisa da Gartner. “As vendas de smartphones na China cresceram em 12,4%, e os vendedores que aproveitaram as oportunidades de venda com maior sucesso foram a Oppo e a BBK Communication Equipment. No caso da Oppo, 81% das vendas de smartphone vieram da China, enquanto a BBK relatou 89% das vendas na China.”

Outro fator interessante apontado pela pesquisa, por fim, foi que o número de smartphones vendidos cresceu em 5,4% do terceiro trimestre de 2015 para cá, totalizando 373 milhões de unidades. No entanto, as vendas totais de celulares no mundo caiu em 1,3% - em boa parte devido à queda na popularidade dos feature phones.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.