Qual é o smartphone top de linha de cada fabricante em 2016? [vídeo]

8 min de leitura
Imagem de: Qual é o smartphone top de linha de cada fabricante em 2016? [vídeo]

O ano de 2016 já está quase acabando e grande parte das fabricantes já mostrou seus principais smartphones para este ano — sendo que há poucos aparelhos top de linha que ainda devem ser mostrados para todo o mundo.

Pois é! A grande maioria dos celulares flagship já está nas lojas — ou pelo menos já foi apresentada pelas fabricantes.  Mas você sabe dizer quais são eles? Quem são os grandes concorrentes neste mercado tão disputado na atualidade?

É o que nós vamos contar agora mesmo! Conheça quem são os modelos TOP deste ano e escolha já o seu favorito! Vale dizer que eles estão ordenados por ordem alfabética da fabricante, sendo que separamos as marcas mais relevantes do cenário atual.

1. Apple iPhone 7 / 7 Plus

Em setembro, a Apple anunciou os seus novos iPhones 7 e 7 Plus. Entre as grandes novidades dos aparelhos estavam a presença de uma nova proteção contra água e também melhorias bem interessantes no hardware. Na versão maior, a Apple ultrapassou finalmente as barreiras da RAM e trouxe 3 GB para os consumidores — fazendo companhia ao chip Apple A10 Fusion.

Ou destaque fica com os novos botões Home, que agora são capacitivos e não permitem mais que os usuários “cliquem” para usá-los. No iPhone 7 Plus, é impossível não falar sobre a nova câmera, que agora conta com lentes duplas para permitir o uso de zoom óptico nas capturas.

2. ASUS ZenFone 3

O grande destaque da ASUS neste ano é o ZenFone 3 — que tem a missão de repetir os bons números dos flagships das gerações anteriores. O aparelho conta com tela Full HD de 5,5 polegadas e processador Snapdragon 625 com oito núcleos, prometendo muita velocidade para quem quer bom desempenho em suas atividades portáteis.

É bom lembrar que a ASUS trouxe opções com 3 GB ou 4 GB de memória RAM, permitindo que os consumidores escolham qual será a potência do dispositivo. A câmera traseira do aparelho ainda traz sensor para até 16 megapixels, sendo que a frontal garante selfies com até 8 megapixels. Vale lembrar que o aparelho mais forte da nova linha é o ZenFone 3 Deluxe — com tela de 5,7", chip Snapdragon 821 e 6 GB de RAM.

3. Blu Pure XR

A fabricante BLU não é a mais conhecida aqui no Brasil, mas possui alguns aparelhos que se encaixam perfeitamente no nosso mercado — lembrando que os criadores da companhia são daqui, mas baseados nos EUA. Um ótimo exemplo é o BLU Pure XR, que conta com tela Full HD de 5,5 polegadas e com suporte para 3D Touch, garantindo muito mais qualidade na resposta aos comandos.

O smartphone ainda é equipado com chip octa-core MediaTek, 4 GB de RAM, câmera traseira de 16 MP e sensor de impressões digitais. Tudo isso faz dele um dispositivo com grande poder para todos os consumidores, sendo também uma excelente opção para quem está em busca de dispositivos que fogem um pouco ao padrão das maiores fabricantes.

4. Google Pixel / Pixel XL

No dia 4 de outubro, a Google deve anunciar seus novos aparelhos Pixel e Pixel XL, que surgem para substituir a linha Nexus no mercado internacional. É quase certo que esses aparelhos vão chegar com hardware poderoso e capaz de competir com os principais aparelhos disponíveis atualmente.

Os rumores mais contundentes apontam para a chegada deles com chipset Snapdragon 821, 4 GB de RAM e câmera de 12 MP. Com Android puro, os aparelhos devem trazer as maiores experiências para o Android Nougat, assim como fizeram seus antecessores com as versões anteriores.

5. HTC 10

Neste ano, a HTC lançou o HTC 10 com hardware de alto nível e vários recursos bem legais. A tela de 5,2 polegadas traz resolução Quad HD e isso ainda faz companhia ao processador Qualcomm Snapdragon 820 e aos 4 GB de memória RAM. Um dos grandes destaques fica com a bateria, que promete autonomia para até dois dias de utilização — segundo a própria fabricante.

Como já dissemos em outros momentos aqui no TecMundo, é bom lembrar que a HTC não possui canal de distribuição oficial aqui no Brasil. Ou seja: assim como aconteceu com os modelos lançados em anos anteriores, é bem pouco provável que vejamos o HTC 10 à venda por aqui.

6. Huawei P9

O P9 da Huawei é mais uma grande prova de que os smartphones chineses estão longe de serem simples “xing-lings”. Ele tem design de qualidade, 4 GB de RAM e tela Full HD de 5,5 polegadas, mas o destaque fica com o processador.

Isso porque a fabricante trouxe um chipset produzido por ela mesma: o Kirin 955. Ponto alto também para a câmera dupla com lentes da empresa Leica. Ou seja: trata-se de um smartphone com vários recursos de alto nível e que fazem qualquer apaixonado por tecnologia ficar com vontade de experimentar.

7. LG G5 / SE

Anunciado em fevereiro deste ano, o LG G5 prometia grandes feitos graças ao seu hardware de altíssimo nível e ao inovador design modular — que permite a troca de peças para ampliar as possibilidades em diversos recursos. Ele é equipado com tela Quad HD de 5,3 polegadas e câmera dupla na parte traseira.

Mas vale lembrar que o modelo brasileiro é menos potente do que o internacional. Aqui no Brasil, o aparelho traz chip Snapdragon 652 e 3 GB de RAM, enquanto lá fora a dupla é formada por Snapdragon 820 e 4 GB de memória. Você pode conferir mais detalhes sobre essas diferenças neste link.

8. Meizu MX6

Outro modelo com tela Full HD de 5,5 polegadas é o MX6 da Meizu, que ainda traz chip deca-core Helio X20 da MediaTek. O modelo também conta com 4 GB de RAM e promete altíssimo desempenho até mesmo na execução de tarefas mais pesadas. Pois é, estamos falando de um dispositivo poderoso.

Vale lembrar que a Meizu é uma das poucas fabricantes chinesas que conta com canal de distribuição oficial aqui no Brasil. Isso significa que comprar um aparelho deste não é nada difícil e nem exige importações arriscadas.

9. Microsoft 950 / 950 XL

Os aparelhos mais poderosos da Microsoft são os Lumia 950 equipados com processadores da Quacomm Snapdragon 808 e 810, sendo que ambos trazem 3 GB de RAM. E você pode estar pensando: “Mas TecMundo...esse aparelho é de 2015”! Se fez isso, saiba que você tem razão!

Em 2016, a Microsoft não apresentou grandes novidades para o mercado e ainda estamos na expectativa sobre a possibilidade de um novo Surface Phone ser anunciado.

10. Motorola Moto Z

Assim como a LG, a Motorola também trouxe modelos modulares em 2016. E ela fez isso com a nova família Moto Z — composta por Moto Z, Moto Z Play e Moto Z Force. O modelo principal (Moto Z) chega ao mercado com chip Snapdragon 820, 4 GB de RAM e câmera tela Quad HD de 5,5 polegadas.

Destaque também para a espessura de apenas 5,19 mm, conseguida graças à ausência de um conector de fones de ouvido. Pois é... A Motorola decidiu investir no USB Type-C e retirou o jack de saída de áudio para conseguir um aparelho muito mais fino.

11. OnePlus 3

Neste ano, a OnePlus trouxe sua terceira geração de celulares de altíssimo desempenho e surpreendeu a todos mostrando o dispositivo com 6 GB de RAM. Fazendo parceria a isso, há ainda o chipset Snapdragon 820 com clocks de até 2,2 GHz e 64 GB para o armazenamento de dados.

Vale dizer também que o aparelho conta com sistema operacional Android modificado para o Oxygen OS — muito elogiado em todo o mundo. A OnePlus continua sendo um dos grandes nomes do mercado, mesmo com sua distribuição mais limitada do que a de outras rivais.

12. Quantum Fly

O smartphone brasileiro Quantum Fly é o sucessor do GO no mercado de aparelhos de alto desempenho, lembrando que o GO fez bastante sucesso aqui no país. Este dispositivo conta com tela Full HD de 5,2 polegadas, chipset MediaTek Helio X20 deca-core e 3 GB de RAM.

Destaque também para a câmera de 16 megapixels, que conta com foco automático com detecção de fases. Assim como na geração anterior, o Fly é equipado com Android bem limpo e permite que os usuários façam suas utilizações sem gargalos.

13. Samsung Galaxy Note 7 / S7 Edge

Para os fãs da Samsung, são dois grandes destaques em 2016. O primeiro deles é o Galaxy S7 Edge, que surgiu em fevereiro. O segundo é o Galaxy Note 7 apresentado em agosto. O hardware deles é similar, pois foram ao mercado internacional com Exyno 8890 e 4 GB de RAM. Nos EUA, o S7 tem Snapdragon 820 e o Note tem Snapdragon 821.

Há diferenças também nos tamanhos de tela e nas capacidades de armazenamento. O S7 Edge é produzido com tela de 5,5 polegadas e tem até 64 GB de espaço; já o Note 7 tem display de 5m7 polegadas e até 256 GB para o armazenamento. É importante dizer que o Note 7 é considerado um dos modelos mais poderosos de 2016, mas ainda depende de um recall para se tornar uma ferramenta confiável.

14. Sony Xperia XZ

O modelo da Sonyfoi anunciado um pouco depois de seus concorrentes, já em setembro de 2016. Ele conta com tela de 5,2 poleadas e resolução Full HD, tendo ainda chip Snapdragon 820 e 3 GB de RAM. Mas o grande destaque fica com a câmera traseira do aparelho, que conta com sensor para capturas de até 23 megapixels e foco automático com detecção de fases.

15. Xiaomi Mi 5s

Anunciado já no final de setembro, o modelo Mi 5s da Xiaomi é poderoso e chega ao mercado internacional com preços mais baixos do que alguns de seus concorrentes. O aparelho é potente e surge com processador Qualcomm Snapdragon 821 e até 6 GB de RAM. Isso é potência pra ninguém botar defeito.

Há ainda a tela de 5,15 polegadas e resolução Quad HD. Só falta a Xiaomi voltar a negociar no mercado brasileiro.

.....

E aí... Já escolheu qual é o seu grande favorito deste ano?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.