Como aproveitar melhor uma rede sem fio

1 min de leitura
Imagem de: Como aproveitar melhor uma rede sem fio

Se você tem uma conexão sem fio em casa, há uma série de pequenos ajustes que você pode fazer e melhorar a distribuição do sinal por todos os aposentos. Desta maneira, você diminuiu o número de obstáculos, melhorando o sinal e usufruindo de toda a capacidade de sua conexão.

Por um lado, a não necessidade do uso de cabos traz uma comodidade imensa, mas por outro, a transmissão de sinais de rádio está sempre sujeita a interferências, obstáculos e até condições climáticas.

Para começar

Peça-chave em uma rede sem fio, o roteador é meio fresco com obstáculos.Coloque o roteador sem fio na parte central da casa ou do apartamento. Desta maneira, o sinal tende a ser igual em qualquer parte. Se você não pretende usar a conexão por todos os lugares, então centralize o roteador em um ponto comum aos computadores que se conectam a ele.

Lembre-se também que, quanto mais alto, melhor será a distribuição do sinal. Analise todos os obstáculos: paredes, plantas, aquários, aparelhos eletrônicos (principalmente microondas), enfim, tudo que pode obstruir o sinal, e evite estes caminhos.

“Turbinando”

Pesquise sobre repetidores. São equipamentos que amplificam e regeneram os sinais de uma rede sem fio. Eles não alteram a qualidade, apenas eliminam os pontos cegos. O ideal é que ele seja posicionado entre o roteador e os receptores, na metade do caminho do sinal. Também é recomendável posicioná-lo em um local alto.

Melhore a distribuição do sinal com um repetidor

Computadores rastejam?

Da mesma maneira que não é recomendável deixar o roteador em uma altura baixa, não se deve deixar os computadores receptores no chão. Nem que seja um calço simples, faça o que for possível para erguer o computador o mínimo possível. Isso diminui a distância do roteador e minimiza os obstáculos.
Se não houver jeito e o computador precisar ficar no chão, então utilize um extensor USB para colocar a antena em uma altura mais elevada.

Sempre atualizando

Como qualquer componente da informática, um roteador pode ser atualizado. E, a bem da verdade, fabricantes que se prezam lançam com freqüência aperfeiçoamentos, melhorias e consertos de bugs para seus produtos. Procure saber a procedência do seu roteador, acesse freqüentemente o site e mantenha o firmware do produto sempre atualizado.

Não se esqueça de fazer um backup de segurança do firmware antigo em caso de erro.

O roteador também pode ser atualizado e melhorado.

O toque final

Roteador, repetidor e placa de rede trabalham em conjunto. Evite misturar padrões de componentes. Há roteadores que trabalham a 74 Mbps, mas um desse será inútil se sua placa de rede não tiver essa compatibilidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.