Dono de bar usa princípio da Gaiola de Faraday para 'espantar' clientes

1 min de leitura
Imagem de: Dono de bar usa princípio da Gaiola de Faraday para 'espantar' clientes

O dono de um bar britânico recentemente inaugurado teve uma ideia inusitada para obrigar os clientes a conversar entre si e deixar o celular de lado. Usando o princípio da Gaiola de Faraday, Steve Tyler, dono do The Gin Pub, revestiu o estabelecimento com uma espécie de material condutor para impedir que os dispositivos móveis dentro do bar funcionassem corretamente.

Desenvolvido em 1836 a partir de observações de Michael Faraday, esse princípio revolucionou a física ao demonstrar que sinais eletromagnéticos e cargas elétricas não conseguem penetrar em um compartimento feito de material condutor. Hoje, a Gaiola de Faraday possui diversas aplicações, desde proteger cartões de crédito até evitar que criminosos usem celulares e outros dispositivos na cadeia.

Dono do bar que usou o princípio da Gaiola de Faraday para "espantar clientes"

Ideia genial? Nem tanto

Steve Tyler, o dono do bar que aplicou o conceito de Gaiola de Faraday, até pode ter tido uma boa intenção. O objetivo dele era de que "as pessoas conversem com os amigos com os quais estão no momento" e deixem o celular um pouco de lado. É óbvio que o bar The Gin Pub também não oferece conexão WiFi gratuito, além de impedir o funcionamento da rede móvel para ligações e recebimento/envio de mensagens.

Porém, com essa estratégia, é muito provável que o bar não consiga atrair muitas pessoas que estão dispostas a deixar o celular de lado. Em tempos de redes sociais, mensageiros instantâneos e Pokémon GO, é muito difícil encontrar aqueles que conseguem ficar desconectados por alguns minutos. Assim, é muito provável que a ideia acabe afastando clientes em vez de atrair aqueles que querem socializar.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.