Como calcular quanto o meu carro gasta de combustível pelo celular

3 min de leitura
Imagem de: Como calcular quanto o meu carro gasta de combustível pelo celular

Uma das preocupações constantes dos proprietários de veículos automotivos é a relação entre quilometragem e gasto de combustível. Essa questão é tão importante que se tornou um dos fatores de decisão por um modelo de carro em detrimento de outro na hora da compra.

A maneira tradicional de controlar essa despesa é anotar, em uma planilha, a distância percorrida entre cada visita ao posto de gasolina e também o número de litros abastecidos durante um período de tempo, geralmente semanal ou mensal. O passo seguinte é apenas uma questão de matemática simples: divida o total de quilômetros percorridos pela quantidade de combustível consumido.

Todavia, esse método é pouco prático (carregar uma planilha por aí pode ser desconfortável) e carece de precisão, pois os números ficam à mercê da disciplina pessoal de pegar o papel e a caneta para anotar corretamente todos os trechos percorridos e os litros de combustível abastecidos.

Uma forma mais eficiente de fazer o controle de rendimento do carro é através de aplicativos para smartphones, pois eles têm acesso rápido, são práticos e estão o tempo todo conosco. Além disso, eles tendem a ser mais precisos do que a nossa memória.

Pré-Requisitos

As dicas a seguir abordam tanto o sistema da Apple quanto o Android. Selecionamos duas alternativas para cada uma das plataformas; procuramos também, sempre que possível, trazer as melhores opções na língua portuguesa.

Para executar os apps de iOS, é necessário ter a versão 3 do sistema ou superior. No caso dos Androids, praticamente todos os celulares vendidos no Brasil são compatíveis, pois os aplicativos funcionam a partir da edição 1.5 do sistema do Google.

Faça você mesmo

Android

1. FlexMeter

O FlexMeter (com opção de idioma em Português do Brasil) dispõe de funções básicas para medir o gasto de um automóvel de acordo com o consumo de combustível, tanto para a gasolina quanto para o etanol. O aplicativo precisa que o usuário cadastre todas as visitas ao posto para criar um histórico e assim decidir qual opção é mais vantajosa para cada carro.

A primeira coisa a se fazer no FlexMeter é entrar no menu “Refuel” (Reabastecer) e escolher o “Terrain type traveled” (Tipo de via percorrida), informar a “Current mileage” (Quilometragem atual), a quantidade de combustível em litros (“Liters”) e se foi utilizado álcool ou gasolina (“Fuel type”).

Na aba “Cost” (Custo), pode-se inserir os preços dos combustíveis (inclusive aditivados) e, ao clicar no botão, saber qual a opção mais vantajosa. Lembre-se de sempre adicionar as novas reabastecidas e clicar no botão “Save” (Salvar).

2. GasRecord

O GasRecord é uma alternativa mais completa. Com ele, é possível gerenciar mais de um veículo simultaneamente, registrar o local de reabastecimento com a ajuda do GPS etc. O app aceita detalhes sobre o carro, como modelo, data e hora, preço e quantidade do combustível e numero do hodômetro.

Além desses campos, o usuário pode marcar a opção “Not a full tank” para abastecidas que não tenham enchido o tanque. Também existe um campo chamado “Notes” em que se pode fazer anotações sobre a visita ao posto de gasolina. Entretanto, o GasRecord é o único da lista que não possui a opção de marcar o combustível como álcool.

iPhone

1. BrasilFLEX

O BrasilFLEX é uma das alternativas mais completas para os usuários de iPhone. Pois, ele traz funções especiais, como o menu “Manutenção”, que mostra de forma gráfica quando o carro deve ser levado para revisão e a aba “Utilitários”, que reúne várias ferramentas úteis.

Na aba “Preços” o usuário pode informar o custo do litro do combustível e saber automaticamente qual das opções vale mais a pena. O menu “Histórico” exibe a lista de reabastecidas registradas para cada carro. Estão presentes informações como: tipo de combustível, valor, local, preço por litro e quilometragem.

2. Apontador Postos

O Apontador Postos expande o escopo desse tipo de aplicativo ao disponibilizar recursos diferenciados, como simular o custo e a autonomia do abastecimento em diferentes postos e combustíveis e procurar pelo valor médio dos combustíveis na região.

Além disso, ao escolher o posto de combustível mais adequado, o Apontador Postos é capaz de indicar a rota até o estabelecimento, através de uma lista de direções ou pelo mapa embutido na aplicação.

Funções semelhantes, mas nem tanto

Em uma rápida comparação, pudemos ver que os aplicativos para Android compartilham de muitas funções, baseadas principalmente no histórico que o usuário constrói ao longo do tempo. No caso da plataforma da Apple, os apps mostram um cuidado maior com o restante das despesas do veículo, como manutenção das peças.

Por isso, consideramos que os usuários têm opções mais completas (especialmente com o Apontador Postos), porém, os proprietários de Androids podem contar com as principais funções em uma interface simples e funcional, como o FlexMeter.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.