10 coisas que o seu celular pode fazer e você não sabia

5 min de leitura
Imagem de: 10 coisas que o seu celular pode fazer e você não sabia

O ciclo de todo smartphone é praticamente o mesmo: depois de tirá-lo da loja, o consumidor passa pelo período de euforia de tirar as películas de proteção — ahh, aquela sensação —, configurar as contas e baixar os aplicativos que tanto desejava utilizar. Você certamente sabe muito bem do que estamos falando, uma vez que isso é quase universal.

Isso também vale para aquele momento em que falamos: “Nossa! Bem que meu celular podia ter mais funções do que tem!”

Na grande maioria dos casos, ele já conta com essas funções e você nem sabe — ou sabe, mas não se deu conta de como pode usar. Por isso, hoje trouxemos uma lista com algumas das funções mais legais que podem ser desfrutadas com smartphones e que grande parte dos consumidores não conhece.

1. Fotografia de qualidade

As câmeras dos smartphones têm evoluído rapidamente nos últimos anos. Se no passado elas foram limitadas a poucos recursos e quase nenhuma possibilidade de configuração, agora elas fazem parte de algo muito maior. Há câmeras com abertura de diafragma muito maior, zoom óptico, lentes acopláveis, flash de alta qualidade, sensores de alto desempenho e processamento veloz... e ainda é possível melhorar.

Camera FV-5, para Android

Uma das formas de fazer isso com muita qualidade é por meio de aplicativos que te deem um maior controle dos elementos-base das fotografias — conheça aqui alguns apps incríveis que permitem isso.

Isso vai muito além dos apps tradicionais que adicionam filtros e efeitos às imagens, pois possibilita que os consumidores alterem tempo de exposição, velocidade nas capturas, sensibilidade à luz e muito mais. Trata-se de uma excelente forma de conseguir resultados muito mais profissionais em capturas de imagens.

Edição

Nós já falamos sobre apps que podem ajudar bastante na hora de adição de filtros e outros efeitos, mas também há opções para quem quer mais controle. O Adobe Photoshop Express (para Android ou iOS) garante ajustes de iluminação, cor e traz várias outras ferramentas. Outra opção bem legal é o PhotoDirector (Android ou iOS), que garante controle absoluto de vários parâmetros — tendo também ferramentas de remoção de objetos e controle de saturação.

2. Gravação e edição de filmes profissionais

Se é possível tirar fotos com alta qualidade, gravar vídeos de alta resolução também é uma realidade para os smartphones. Câmeras com suporte a vídeos 4K já não são uma raridade e modelos com estabilização ótica garantem ótimos resultados para os consumidores. iPhone 6s Plus, Galaxy S7 e LG G5, por exemplo, entregam resultados bem profissionais.

Pode parecer que o sonho é alto demais, mas a verdade é que é até mesmo possível fazer edições de vídeos diretamente nos smartphones. Isso vale desde os aplicativos mais simples criados para Android até versões portáteis de ferramentas de alto nível. O Adobe Premiere, por exemplo, conta com uma versão bem legal para os aparelhos. Para os donos de iPhones, o software Splice também ganha destaque por essas possibilidades.

3. É hora de fazer música

Por um bom tempo, os smartphones foram ótimos substitutos para os MP3 Players tradicionais. Hoje, as funções musicais dos aparelhos vão muito além disso e já permitem até mesmo a gravação e a mixagem de áudio diretamente nos seus softwares. Um ótimo exemplo disso está nos iPhones, que contam com o app GarageBand para permitir que os usuários gravem alguns instrumentos e até emulem outros.

Nos Androids, uma excelente opção é o Stagelight, que traz possibilidades bem parecidas. Também há vários apps individuais que simulam instrumentos e podem ser muito divertidos, incluindo o brasileiro Real Drum. Vale a pena conferir alguns softwares desse tipo para compor suas canções e fazer a festa em seus dispositivos.

Afinar instrumentos e treinar

Quando você quiser aprender a tocar um instrumento, será necessário ter um afinador e também um metrônomo. Felizmente, hoje há aplicativos bem legais e que permitem a emulação destes aparelhos diretamente nos smartphones. 

4. Digitalização de arquivos

OK, todo mundo sabe que é fácil pegar o smartphone e mirar a câmera para uma folha de papel e fazer a digitalização dela, mas isso geralmente representa fotografias de baixa qualidade, arquivos com pouco foco e JPGs dispensáveis. Felizmente, há soluções bem simples para estes casos.

Screenshots do Tiny Scanner

Uma delas é o app Tiny Scanner, que dá instruções de como fazer para melhorar a luz e posicionar o aparelho com a angulação correta, além de permitir recortes rápidos para retirar mesas e outros objetos de fundo das digitalizações. O sistema faz a exportação diretamente para PDF, sendo bem mais profissional. Nos iPhones, uma solução similar é o Genius Scan.

5. Controle remoto

Você sabia que pode usar o seu smartphone para controlar sua televisão? Pois é, há vários modelos que podem ser conectados aos televisores para mudar de canal, aumentar o volume ou modificar quaisquer outras funções.

Isso não vale para todos os smartphones, mas há vários modelos que possuem emissores infravermelho em suas estruturas. Alguns dos melhores exemplos disso são o Galaxy S6 e Galaxy S5, LG G4, modelos top de linha da HTC e aparelhos de fabricantes chinesas.

6. Acesso remoto

Há muitos momentos em que precisamos sair de casa e deixar alguma função aberta no computador. Também há ocasiões em que precisamos controlar nossos PCs do trabalho e estamos muito longe do escritório. Nesses momentos, você pode simplesmente utilizar aplicativos de acesso remoto diretamente pelo portátil.

Com esses softwares, é possível fazer o controle total dos computadores e a qualquer distância. Isso é ideal para quem quer controlar os torrents, por exemplo. Ou mesmo para quem quer ajustar as configurações de outra pessoa, por exemplo.

7. Monitoramento doméstico

Transformar um smartphone antigo em uma câmera de segurança é mais simples do que você imagina. Com apenas um app, você pode se conectar à internet e transmitir as imagens para uma central — que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo. Ideal para quem quer ter certeza de que está tudo bem em casa, mesmo quando estiver viajando.

Perch

8. Medidor de batimentos cardíacos

Mesmo que seu telefone não possua um sensor integrado para isso, é possível sim medir seus batimentos cardíacos pelo smartphone. Um dos apps mais legais para isso é o Instant Heart Rate, que utiliza a câmera frontal do celular para fazer as medições.

9. Localizador de satélites

Você imaginava que seu smartphone poderia ser utilizado para encontrar informações sobre satélites que estejam sobrevoando sua região? Pois em aparelhos que contam com bússolas integradas, isso é muito simples e exige apenas a instalação de um app. O software foi criado para ajudar na instalação de antenas parabólicas, mas serve também para quem adora descobrir coisas novas.

10. Observatório de estrelas

Olhe para o céu durante a noite e tente nomear as estrelas que você está observando. A menos que você seja um grande entusiasta da astronomia, é difícil que você consiga dizer mais do que dez nomes. Pois com o o Sky Map é possível ter acesso a milhares de informações. Basta ativar os recursos de localização do smartphone e esperar para ele mostrar tudo o que está no seu caminho.

......

Quais funções você mais usa em seu smartphone?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.