30% dos jovens brasileiros tiveram o celular perdido ou roubado em 2015

1 min de leitura
Imagem de: 30% dos jovens brasileiros tiveram o celular perdido ou roubado em 2015

Se você já perdeu um smartphone ou teve um aparelho roubado, saiba que você não está sozinho nessa... De acordo com um estudo publicado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, cerca de 14% dos usuários já tiveram aparelhos perdidos ou roubados em 2015. Se levarmos isso para a população de 16 a 24 anos, essas situações atingem mais de um quarto dos usuários — sendo que a perda de aparelhos representa 17% dos consumidores e os roubos, 13%.

E é claro que isso traz consequências bem pouco agradáveis. Segundo a mesma pesquisa, quase um terço das pessoas (com idades entre 16 e 24 anos e que tiveram aparelhos perdidos) sofreu com suas contas online invadidas, 25% perderam definitivamente suas imagens e seus vídeos pessoais e 24% tiveram suas informações pessoais e sigilosas vazadas — com exposição indevida e uso criminoso dos dados.

A pesquisa da Kaspersky Lab também fala sobre as ações tomadas após a perda ou o roubo dos aparelhos. Os dados mais recentes apontam que 40% dos usuários reportaram os fatos à polícia, 29% limparam os dados por meio de aplicativos de acesso remoto e 15% tentaram localizar o dispositivo com softwares especialmente produzidos para isso.

Fabio Assolini (analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil) diz: “Os dispositivos móveis se tornaram fundamentais em nossas vidas, são como amigos que nos acompanham por toda parte. A maioria de nós armazena neles informações sigilosas e pessoais, sejam fotos da família, dados bancários, emails pessoais ou senhas de acesso que usamos diariamente”.

A Kaspersky também fala sobre sua solução de segurança para portáteis: o Kaspersky Internet Security para Android. Além de trazer soluções antimalware, o software conta com proteção antirroubo para garantir a privacidade de aparelhos perdidos ou roubados.

Você já teve algum celular roubado ou perdido? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.