Dedo de smartphone: celulares grandes estão deixando você com dedos tortos?

3 min de leitura
Imagem de: Dedo de smartphone: celulares grandes estão deixando você com dedos tortos?

No começo deste ano, uma série de relatos curiosos começou a surgir na internet. Vários usuários de smartphones estavam alegando que seus dedos mindinhos estariam ficando tortos por causa do uso dos aparelhos — sendo que os donos de modelos maiores seriam os que mais estariam sofrendo com o caso. Como você pode ver na imagem que está no topo desta matéria, há realmente um desalinhamento percebido em vários casos.

Será que a culpa é realmente dos smartphones? Será que estamos todos destinados a ter dedos tortos por conta da necessidade de estarmos sempre conectados em nossos aparelhos portáteis? É o que vamos descobrir agora mesmo. Porém, antes de começarmos, você precisa parar de olhar para a sua mão — nós sabemos que você está olhando para ela e vendo se está tudo bem.

Quando tudo começou

Em janeiro, o site Daily Mail publicou uma matéria falando sobre os primeiros relatos sobre o assunto. Na época, a publicação ressaltou algo que muitos consumidores estavam alegando: “O uso de smartphones pesados e com tela grande estaria fazendo com que os dedos ficassem tortos”. Mas por que somente o mindinho estaria sendo afetado? Pelo modo como os consumidores usam o aparelho.

Dedinhos tortos! (Reprodução/Daily Mail)

De acordo com os usuários que mencionaram o problema, todos utilizavam o aparelho do mesmo modo: com o dedo mindinho apoiando o celular pela parte inferior. Também há informações que apontam para o uso contínuo para o acesso a redes sociais, serviços de email e mensageiros instantâneos — o que tornaria os períodos muito mais longos do que o tempo médio de utilização.

Com isso, muitos consumidores estariam percebendo que seus dedos estavam realmente tortos e nos mais diversos graus de angulação — desde uma pequena curvatura até situações em que parecem ter sido quebrados em uma partida de futebol americano, como você pôde observar na abertura deste artigo.

Será tudo verdade?

Não há como negar que os dedos dessas pessoas realmente estão mais tortos do que o normal, mas isso não significa que o culpado seja mesmo o smartphone. Mais do que isso, não há como dizer que esses aparelhos estão realmente causando lesões permanentes à ortopedia dos consumidores, e quem fala isso são cientistas e médicos especializados no assunto.

Para o PopSci, Rachel Rohde (presidente do Comitê de Educação Pública para a Sociedade Americana de Cirurgia de Mão) afirma que existem pontos que não estão sendo avaliados. Ela deixa bem claro: “É realmente muito difícil deformar qualquer um de seus dedos apenas segurando um telefone celular.”.

É realmente muito difícil deformar qualquer um de seus dedos apenas segurando um telefone celular

Depois disso, a especialista ainda disse: “Como cirurgiã de mãos, eu penso que é muito mais provável que existam outras coisas relacionadas ao início dessa condição; certamente existe [outro fator] que eles não percebem e isso os está levando a pensar que [o problema] está relacionado aos smartphones.”.

Efeito temporário

Indo um pouco além do que Rachel Rohde expôs, Dan Polatsch (codiretor do Centro de Mãos e Pulsos de Nova York) diz que é realmente possível que os dedos fiquem tortos por conta do uso excessivo de smartphones. Por outro lado, de acordo com o especialista, isso não acontece da maneira que todo mundo está imaginando, pois a lesão não seria permanente — voltando ao normal rapidamente.

Não é diferente de quando você usa uma meia com elástico muito apertado

Ele diz: “Isso não é diferente de quando você usa uma meia com elástico muito apertado durante o dia inteiro e aí, quando você a tira, fica marcado. Tem uma leve endentação na pele por um breve período, mas isso se corrige sozinho”. Ou seja, de acordo com os especialistas você pode ficar tranquilo, pois seus dedos não ficarão tortos para sempre.

......

Você viu seu dedo entortar após usar smartphones? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.