Digitar no celular enquanto caminha poderá dar cadeia e multa nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Digitar no celular enquanto caminha poderá dar cadeia e multa nos EUA

Nem mesmo acidentes graves (que resultam, por vezes, em morte) têm sido capazes de intimidar quem insiste em perambular pela rua com os olhos voltados para baixo. Como, então, desestimular a digitação no celular durante uma caminhada desatenta? Ameaçando o bolso e a liberdade das pessoas, é claro. Ao menos parece ser essa a lógica que orienta o pensamento dos políticos de New Jersey, nos EUA.

Segundo informa o Digial Trends (via CBS20), o estado norte-americano pode estar prestes a implantar uma lei que pune usuários que não deixam de trocar mensagens através do telefone enquanto andam. A pena sobre a ainda incerta prática ilegal poderá consistir numa multa de US$ 50 (cerca de R$ 180) ou em 15 dias de cadeia; pessoas que forem pegas no flagra poderão ser punidas por ambas as medidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Se uma pessoa na rua – esteja ela andando ou dirigindo – oferece risco a outro transeunte, uma lei deveria tomar palco para dissuadir ou penalizar esse comportamento perigoso”, afirma Pamela Lampitt, deputada e autora do projeto. A proposição da nova lei vai ao encontro da realidade desvelada por um estudo publicado em dezembro de 2015: de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopedistas, 78% dos estadunidenses consideram “grave” o ato de caminhar e digitar no celular – apenas 29% dos entrevistados, porém, disseram já ter trocado mensagens enquanto andam.

'Se uma pessoa na rua – esteja ela andando ou dirigindo – oferece risco a outro transeunte, uma lei deveria tomar palco para dissuadir ou penalizar esse comportamento perigoso', diz a autora do projeto

Outra pesquisa trazida à tona também no ano passado revelou o curioso – e tragicômico – fato de que mais pessoas morrem devido às selfies do que por ataques de tubarão (foram 12 mortes registradas em 2015 fruto de acidentes com câmeras de smartphones; apenas 8 ataques desferidos pelos animais resultaram em óbito no mesmo período).

...

Você já sofreu algum acidente por estar digitando no celular e caminhando ao mesmo tempo? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.