A Kyocera apresentou durante a Mobile World Congress deste ano a edição atualizada de um protótipo apresentado já em 2015. Capaz de ser abastecido a partir de energia solar, o smartphone, apelidado então de Torque, faz uso de um conceito inovador de recarga: em vez de ficar posicionada junto das bordas do celular, a célula de captação fica disposta entre o display em LCD de 5 polegadas e o painel sensível ao toque do telefone.

A tecnologia é fruto de uma parceria entre a empresa japonesa e a Sunpartner Technologies, uma companhia francesa dedicada ao desenvolvimento de soluções em tecnologia solar. Segundo informa o Engadget, a exposição do aparelho à luz do Sol durante três minutos pode prover até um minuto de autonomia para a realização de ligações – o modelo apresentado há um ano exigia 10 minutos de recarga para suportar até dois minutos de chamadas por voz.

Ainda de acordo com a fabricante, o navegador para acesso à internet do dispositivo baseado no Android pode “provavelmente” ser usado por mais de 60 segundos se a mesma recarga de três minutos for feita. Além dessas implementações, notificações sobre o nível da bateria agora podem ser consultadas a partir da tela do celular (status como “Excelente” e “Não está carregando” ficam à disposição do usuário).

Especulações sobre o suposto preço do smartphone não foram feitas. Não se sabe, também, se o gadget será colocado à venda pela Kyocera.

...

Quantas vezes você carrega seu celular por semana? Comente no Fórum do TecMundo