Empresa usa sensores de movimento para facilitar uso de painéis automotivos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Empresa usa sensores de movimento para facilitar uso de painéis automotivos [vídeo]

A Alps Electric levou para a CEATEC 2012 uma proposta diferente para facilitar o uso de funções multimídia ou de dados no painel dos veículos. Além da já conhecida tecnologia de telas de toque, a empresa quer utilizar agora uma série de sensores de movimento que, juntos, serão capazes de memorizar hábitos do motorista e prever seus movimentos para otimizar a utilização das funções.

Um esfera localizada abaixo do câmbio serve como o ponto principal de controle. O usuário pode mexer as mãos em frente a ela para navegar pelos menus ou girá-la diretamente para acessar funções como músicas, mapas ou previsão do tempo. Já um sensor localizado no teto do veículo, junto a um outro no painel, detecta e registra os movimentos do motorista e tenta prever as intenções dele.

O sistema, porém, não é voltado apenas para funções de entretenimento e auxílio. Pequenas características, como a dilatação das pupilas ou a frequência de movimentos das mãos, também podem ser utilizadas para modificar o comportamento do carro ou determinar o cansaço do motorista.

Fonte: Engadget

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.