Samsung lança primeira linha de cartões de memória UFS do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Samsung lança primeira linha de cartões de memória UFS do mundo

A Samsung anunciou hoje através de seu site oficial o lançamento da primeira linha de cartões de memória UFS (Universal Flash Storage) do mundo. Esse novo padrão consegue velocidades de leitura cinco vezes maiores do que a dos melhores micro SD atuais e duas vezes mais capacidade de gravação do que o SanDisk Extreme Pro.

Isso quer dizer que os cartões UFS da Samsung serão capazes de fazer leitura sequencial de 530 MB/s, o suficiente para carregar um filme em Full HD de 5 GB em apenas 10 segundos na memória do dispositivo em que estiverem conectados. Um micro SD de alto desempenho faria essa tarefa em no mínimo 50 segundos.

A velocidade máxima de gravação sequencial deve ser 170 MB/s nessa versão UFS 1.0, tecnologia que, até então, só estava sendo usada em memórias flash embutidas em poucos smartphones top de linha. Vale lembrar que esses cartões não são compatíveis com o padrão atual dos micro SD e não poderão ser usados em dispositivos que contam com esse slot.

Ainda incompatível

Na verdade, atualmente, não existe nenhum aparelho que suporta os cartões UFS. Considerando isso, acreditamos que os próximos top de linha da Samsung — Galaxy Note 7, Galaxy S8 e outros — já devem chegar ao mercado com possibilidade de expansão via cartões UFS, assim como novas câmeras profissionais de grandes fabricantes.

Quem sabe aparelhos Nexus finalmente passarão a suportar cartões de memória

Câmeras 360, câmeras de ação e drones também são o foco da Samsung com esses novos cartões, que oferecem performance muito superior ao que temos hoje. Quem sabe com isso, aparelhos Nexus finalmente passarão a suportar cartões de memória, uma vez que a velocidade dos UFS 1.0 é praticamente a de um SSD tradicional usado em computadores. A desculpa da Google até agora para não incluir armazenamento expansível em seus dispositivos era que os micro SD eram muito lentos e tornariam a experiência do usuário ruim.

Infelizmente, a Samsung não deu datas paras o início das vendas nem preços estimados em qualquer parte do mundo. Só foi revelado que haverá uma variedade de opções de armazenamento, incluindo 32, 64, 128 e 256 GB.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.