iPods e iPhones viram máquinas de cartão de crédito

2 min de leitura
Imagem de: iPods e iPhones viram máquinas de cartão de crédito

O sistema Square Up traz uma ótima novidade para os pequenos comerciantes e pessoas físicas que mexem com comércio de alguma maneira. Trata-se de uma aplicação que permite realizar transições financeiras utilizando cartões de crédito. Tudo o que o usuário precisa é de um iPhone, ou um iPod Touch, e um pequeno leitor de cartão.

São inúmeras as vantagens em se utilizar este sistema em vez das tradicionais máquinas de cartão de crédito. Para começar, não há contrato envolvido e as taxas a serem pagas por transição são bem menores.

A ideia do Square Up

O principal objetivo do sistema Square Up é permitir que qualquer pessoa possa aceitar pagamentos com cartão de crédito, mesmo que ela não tenha nenhum tipo de empresa em seu nome. O nome Square Up surgiu da expressão em inglês Are we square?, que significa Estamos acertados?.

A ideia surgiu na tentativa de ajudar os pequenos comerciantes a se livrar dos contratos e taxas cobradas pelas empresas que fornecem as máquinas tradicionais de cartão de crédito. Por que adquirir um leitor se você possui um computador sem fio inteiro no bolso?

Cobrando pelo celular

Para utilizar o Square Up é preciso adquirir um pequeno leitor para cartão de crédito, uma vez que a Apple já deixou bem claro que não vai modificar o layout de seus produtos a fim de inserir fendas para a leitura dos famosos “dinheiro de plástico”.

O acessório é bem pequeno e pode ser utilizado em qualquer situação e lugar. Para a realização da leitura, basta conectar o leitor ao aparelho por meio da entrada para fones de ouvido. Como não há valores mínimo ou máximo para as transições, você pode vender desde um caderno até um apartamento ou carro sem problema algum.

As taxas

Cartões de créditoEnquanto nas transições convencionais de cartão de crédito o comerciante paga taxas de 3 a 4% sobre o valor do produto, com o Square Up esse valor cai para 2,75%. O valor cobrado por transição é de US$ 0,15 para o sistema de cartão de crédito via celular (metade do valor cobrado pelas empresas atuais).

O legal é que o Square Up permite que você envie o recibo com todos os dados da transição diretamente para o email do cliente. Além disso, o comerciante também pode tirar uma foto do produto vendido, utilizando a câmera do próprio iPhone, e armazenar a imagem com as informações a respeito da venda.

Não há como negar que a ideia por trás do Square Up é excelente. Embora o sistema ainda esteja em desenvolvimento – e muita coisa ainda precise ser melhorada – as vantagens que ele oferece são inúmeras.

A brincadeira do “Aceita cartão?” feita quando você vai comprar alguma coisa dos seus amigos está com os dias contados. Basta um iPhone ou um iPod e o Square Up entrarem na moda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.