Loop é lançado para substituir os cartões de crédito em um só aparelho

2 min de leitura
Imagem de: Loop é lançado para substituir os cartões de crédito em um só aparelho

(Fonte da imagem: Reprodução/Gigaom)

Os cartões de créditos estão se conectando cada vez mais com os celulares, e nessa ideia já surgiram aparelhos capazes de transformar o seu próprio smartphone em uma máquina para ler cartões.

Recentemente, o acessório Loop apareceu para facilitar este método de pagamento, buscando a conexão com os celulares para manter todo o processo seguro e rápido para o usuário.

Lançado na última quarta-feira (19) no mercado norte-americano, o pequeno dispositivo custa US$ 39 e consegue armazenar os dados de todos os seus cartões. Para realizar o pagamento com ele, basta posicionar o Loop perto dos terminais, assim o aparelho gera um campo magnético que age como uma tarja magnética e finaliza a transação.

O Loop trabalha junto dos aparelhos celulares, sendo obrigatório conectá-lo a um smartphone através da entrada de áudio e utilizar o aplicativo oficial para adicionar os dados do cartão no acessório. Na hora do pagamento, no entanto, só a pequena caixinha é posicionada perto da máquina, sendo desnecessário utilizar o celular no processo.

Inicialmente, o app do dispositivo está disponível somente para o iPhone, mas a equipe já confirmou que uma versão para Android está chegando para os usuários. A ideia é bem parecida à de Coin, um cartão programável universal que substitui os cartões convencionais – a diferença é que o Loop já está disponível para os lojistas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gigaom)

Para manter a segurança dos usuários, todos os dados são codificados e indexados, e será necessário digitar o PIN (senha) toda vez que realizar um pagamento. O acessório também pode ficar restrito a um só celular, impossibilitando que outros aparelhos acessem os dados salvos no Loop.

Hora dos testes

O site Gigaom já teve a oportunidade de testar o pequeno dispositivo, compartilhando um pouco das funcionalidades atraentes do aparelho. “A experiência é surpreendentemente fluida quando eu usei o Loop. Quando você estiver pronto para pagar, você pressiona um botão no aparelho e o toca perto do leitor de tarja magnética. O terminal se comporta exatamente como se você passasse o cartão de plástico.”

No entanto, há alguns defeitos que atrapalham quem utiliza o colorido aparelho. “Eu achei um pouco chato que não há conexão entre meu celular e o dispositivo se eles não estiverem fisicamente ligados”, inicia a crítica do site.

“Isso significa que, para trocar entre os cartões carregados no aparelho, será necessário ligá-lo no celular, abrir o aplicativo, digitar meu PIN, selecionar o cartão que quero usar e depois desconectá-lo. Na minha cabeça, é mais fácil puxar a carteira e pagar com o próprio cartão.”

Enquanto a ideia é adaptada pelos consumidores norte-americanos, talvez quem use muitos cartões no bolso encontre no Loop uma boa proposta para facilitar os seus pagamentos  e até se sentir mais seguro com isso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.