Os carros de hoje são realmente mais seguros que os antigos?

1 min de leitura
Imagem de: Os carros de hoje são realmente mais seguros que os antigos?

Entre as várias tecnologias que foram criadas para os automóveis nas últimas décadas, uma das áreas que mais evoluiu foi, sem dúvidas, a de segurança. Um vídeo, lançado pelo instituto norte-americano IIHS em 2009, voltou ao foco recentemente e mostra de maneira clara a diferença entre veículos antigos e novos.

A filmagem foi feita para comemorar os 50 anos do IIHS e mostra um teste de colisão realizado para evidenciar a evolução da segurança. No vídeo, um Chevrolet Bel-Air de 1959 bate de frente com um Chevrolet Malibu de 2009.

O modelo mais antigo é completamente destruído, e o impacto é transferido diretamente para o motorista – que pula e chacoalha absurdamente durante a batida devido ao banco e ao cinto de segurança simples.

O conjunto de painel, volante e bancos é tirado do lugar, e o resultado é uma porção de metal retorcido, fazendo com que o habitáculo do condutor fosse reduzido consideravelmente.

No carro atual, porém, a história é um pouco diferente: apesar da força brutal da colisão frontal, a estrutura deformável absorve boa parte do impacto e ajuda a manter a célula de sobrevivência intacta.

O boneco de testes também é mantido de forma muito mais firme graças ao cinto de segurança de três pontas e tem o movimento amortecido pelo airbag. O movimento de "chicote" provocado pela colisão também é amparado pelo encosto de cabeça.

 

Evolução consistente nas últimas décadas

Departamentos de trânsito do mundo todo têm trabalhado constantemente para aumentar a segurança dos veículos e reduzir o risco de morte em caso de acidentes. Nos Estados Unidos, as montadoras tiveram um período de evolução constante que teve início na década de 70, quando a GM passou a oferecer airbags como opcionais – em uma época em que os cintos de segurança não eram particularmente populares.

Atualmente, diversas empresas já trabalham em sistemas de frenagem automática para impedir colisões e atropelamentos, além de diversas funções inteligentes que apoiarão a chegada dos veículos autônomos no futuro.

E aí, os carros de hoje são mesmo mais seguros que os antigões? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.