Tecnologia da Ford permite travar, destravar e até dar partida pelo celular

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia da Ford permite travar, destravar e até dar partida pelo celular

A Ford apresentou uma nova tecnologia, o SYNC Connect, que permite comandar várias funções do veículo à distância por meio de um smartphone. Disponível inicialmente no Escape 2017, previsto para os Estados Unidos, esse novo recurso do sistema de conectividade SYNC possibilita, entre outras facilidades, destravar as portas, checar o nível de combustível no tanque e localizar onde o carro foi estacionado.

A tecnologia será estendida posteriormente para outras linhas de veículos da Ford. Presente hoje em 12 milhões de veículos no mundo, o Ford SYNC é o primeiro sistema da indústria a oferecer a tecnologia de comando por voz para acesso a smartphones de forma ampla e acessível. Com o SYNC Connect, a marca dá mais um grande passo para o futuro da mobilidade e para o avanço dos carros autônomos, levando a conectividade embarcada a um novo nível.

Comodidade para os usuários

"O novo SYNC Connect é um aplicativo fácil de usar, que aumenta a conectividade e comodidade do veículo", diz Don Butler, diretor de Veículos e Serviços Conectados da Ford nos EUA. "A tecnologia ajuda a integrar o veículo ao estilo de vida do motorista. Ficou trancado fora do carro? Está quente ou frio lá fora? Esqueceu onde estacionou? Não tem problema, basta usar o seu smartphone."

Conectado através de um modem embutido no veículo, o aplicativo permite que o proprietário tenha acesso remoto a vários recursos pelo smartphone. O serviço é disponibilizado por meio de uma assinatura, que junto com o lançamento do Escape será dada como cortesia pelo prazo de cinco anos.

Várias funcionalidades

As funções do veículo que podem ser acessadas pelo SYNC Connect incluem:

  • Travar e destravar as portas
  • Dar partida remota, inclusive em horário pré-programado para acionar o ar-condicionado antes da hora de sair
  • Checar o estado do veículo, incluindo nível de combustível, óleo, bateria e pressão dos pneus
  • Localização do veículo, mostrando em um mapa onde ele está estacionado

Para proteger as informações pessoais do usuário, a autenticação do SYNC Connect é feita por um processo de dois passos, com confirmação pela tela sensível ao toque do veículo e do smartphone.

E você? O que achou da tecnologia? Você confiaria em um aplicativo para destravar seu carro e dar a partida remotamente? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.