Eletrizante: veja o painel totalmente digital do Porsche Mission E [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Eletrizante: veja o painel totalmente digital do Porsche Mission E [vídeo]

A Porsche apresentou durante a Frankfurt Motor Show deste ano um dos seus mais ousados conceitos: sob o nome de “Porsche Concept Study Mission E”, o também chamado “tributo para o amanhã” consiste no vislumbre que a fabricante tem sobre o futuro dos automotores. Os destaques incluem inovações mecânicas, de design e também novidades relacionadas às suas funcionalidades.

E além das revelações feitas pela empresa através de um site dedicado ao Mission E, vídeos que exibem detalhes sobre o interior da máquina foram também liberados. Um dos grandes diferenciais do veículo conceitual é justamente a forma como as interfaces são exibidas: todas virtuais, as telas com as cinco principais ferramentas possuem um mecanismo inteligente de rastreamento de olhos.

A Porsche vai ainda mais longe e explora os limites da tecnologia de controle por gestos; bastaria gesticular contra o painel secundário do veículo para que o ar-condicionado, por exemplo, fosse ajustado. Mas onde estão os espelhos? O Mission E substitui os acessórios físicos por espelhos virtuais, o que garante ao automóvel um design futurista e elegante.

É claro que a interação entre carro e “controle remoto” existe: ao final do clipe, um Apple Watch com o aplicativo do Porsche Mission E é emparelhado ao concorrente da Tesla Motors.

O poder da máquina

Com um sistema de 800V (o dobro da voltagem tradicional da maioria dos carros elétricos), o veículo poderia ter sua bateria carregada até os 80% em pouco menos de 15 minutos. Seus 800 cavalos de potência fariam com que a aceleração de 0 a 100 km/h fosse feita em 3,2 segundos. A idealizadora do projeto especula também que até 500 km poderiam ser percorridos com somente uma carga.

Com 1,3 metro de altura, faróis em LED e capaz de atingir o máximo de 250 km/h, o Mission E possui quatro confortáveis lugares. A Porsche não mencionou data para a produção – mas, se a fabricante optar pela fabricação do veículo ainda neste ano, não veremos um Mission E até pelo menos 2019. Assim, o arrojado carro totalmente elétrico é apenas um conceito.

Carros movidos a combustão serão completamente substituídos por veículos elétricos? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.