Carro elétrico de 1.368 CV bate recorde em corrida de Pikes Peak [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Carro elétrico de 1.368 CV bate recorde em corrida de Pikes Peak [vídeo]

Um carro elétrico venceu a prestigiada Pikes Peak International Hill Climb no Colorado, uma corrida contra o relógio em uma pista de subida de montanha. A honra coube a Rhys Millen e ao veículo PP03, da Drive eO, que fizeram o percurso em 9 minutos, 7 segundos e 22 milésimos, com uma vantagem de mais de 20 segundos sobre o segundo colocado, que dirigia um carro convencional.

O PP03 possui seis motores elétricos, alimentados por uma bateria de íon-lítio de 50 kWh. O resultado é uma potência de 1.368 CV (cavalos-vapor). Apesar de ter batido o recorde entre os carros elétricos, o tempo do veículo da fabricante letã está a um minuto do que foi feito por um Peugeot 208 T16 Pikes Peak em 2013, que usa o velho combustível fóssil.

Embora mais pesados, os veículos elétricos possuem pelo menos uma vantagem em relação aos transportes a gasolina: em altitudes mais elevadas, como as das partes finais da corrida, motores de combustão perdem potência devido à menor quantidade de oxigênio no ar. Já nos elétricos, isso não é problema.

A Pikes Peak International Hill Climb é uma corrida anual que acontece no Colorado e é a segunda mais antiga dos Estados Unidos, tendo sido realizada pela primeira vez em 1916. Trata-se de um percurso de 20 km e com 156 curvas, que pode ser visto no game Gran Turismo 2. A produtora do jogo, a Polyphony Digital, foi uma das patrocinadoras do evento deste ano, então fica a esperança de que a pista apareça em um eventual Gran Turismo 7.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.