Supercarro Audi R8 e-tron agora tem versão que se dirige sozinha

1 min de leitura
Imagem de: Supercarro Audi R8 e-tron agora tem versão que se dirige sozinha
Imagem: Audi

O modelo elétrico de luxo Audi R8 e-tron acaba de ficar ainda mais especial: o supercarro foi apresentado na CES Asia em uma versão capaz de dispensar o condutor e se dirigir sozinho. Desse modo, você pode navegar na internet, curtir a paisagem ou simplesmente descansar enquanto o veículo faz todo o trabalho de condução pela pista.

O modelo adquire dados de pilotagem a partir de uma variedade de sensores: um novo tipo de scanner a laser, várias câmeras de vídeo, sensores ultrasônicos e radares nas extremidades do carro. A unidade central do automóvel, composta por um computador compacto (zFAS, na sigla original), é capaz de criar uma imagem virtual precisa do ambiente ao redor.

O R8 e-tron tem dois motores elétricos, cada um com 170 kW de potência. Ele atinge 100 km/h em 3,9 segundos e chega à velocidade máxima de 250 km/h. O sistema eletromecânico de freios traz taxas altas de recuperação após ativação. Além disso, o compartimento de bagagem absorve ainda mais impacto do que o resto do automóvel, que por si já é bastante resistente.

Como ele todo elétrico, a bateria precisa ser a melhor possível: em forma de "T", ela tem capacidade de 92 kWh e pode ser carregada totalmente em até duas horas.

Por enquanto, o Audi R8 e-tron autônomo não passa de um conceito. Ainda assim, um modelo comercial para o mercado asiático não está descartado para o futuro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.