Sistema de compartilhamento de carros elétricos é implementado no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Sistema de compartilhamento de carros elétricos é implementado no Brasil
Imagem: Radar Nacional

Uma iniciativa interessante para o meio ambiente foi feita em Recife: começou a funcionar, pela primeira vez no país, um sistema de compartilhamento de carros elétricos. O modelo já existe há algum tempo nos Estados Unidos e Europa.

O funcionamento é simples: o usuário pega o veículo desejado em vagas ou garagens pela cidade e, após o tempo de uso, devolve o carro no local definido. A iniciativa também está programada para estrear no Rio de Janeiro em 2015 — em São Paulo, o serviço existe desde 2010, mas não com carros elétricos.

O novo modelo em Recife já possui vagas fixas em três estações. Para participar dele, é necessário pagar um plano mensal de R$ 30 e uma taxa extra de R$ 20 por uso — podendo ser dividida com o carona, pois o sistema identifica usuários que buscam o mesmo trajeto.

Em entrevista à Agência Brasil, o professor da Universidade Federal de Pernambuco Leonardo Meira disse que esse modelo nasceu na década de 80 na Europa, sendo complementar ao uso de transporte público e bicicletas. O que também reduz a poluição e trânsito nas cidades.

Iniciativas como esta, ciclovias e um transporte público com mais opções de locomoção mostram que as grandes cidades podem sim diminuir o monstro chamado "Trânsito". 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.