Com o desenvolvimento de um novo dispositivo de segurança que encontra rotas de fuga em uma situação de colisão, a Volvo Cars dá mais um passo para alcançar sua visão de, em 2020, não ter vítimas fatais ou feridos graves dentro de um novo Volvo.

Em dezembro, após quatro anos de desenvolvimento das tecnologias, o projeto Non-Hit Car and Truck será finalizado, com o desenvolvimento de uma nova geração de sensores que permitem monitoramento de 360º ao redor do carro.

Uma colaboração sueca entre universidades, várias instituições e a indústria, o projeto Non-Hit Car and Truck teve como foco o desenvolvimento de novas tecnologias, e o aprimoramento das existentes, para reduzir o risco de acidentes tanto para carros de passageiros como para veículos comerciais.

Visão 360º incomparável: fusão de sensores

Um dos desafios do projeto foi construir um sistema de detecção coesivo, com alguns discretos sensores instalados ao redor do carro, algo que nunca foi feito anteriormente. Para isso, se fez necessário o desenvolvimento de uma estrutura centralizada que reúne os sensores, a fim de permitir que as várias tecnologias – câmeras, radares por ondas, radares por laser, GPS etc. – troquem informações de forma eficiente.

Essa estrutura permite que o sistema proporcione uma visão em 360º completa do ambiente e perceba potenciais situações de risco que o motorista normalmente não está apto a ver. Com foco em sensores automotivos viáveis, o projeto dá um grande passo à frente para tornar essa nova tecnologia realidade em futuro próximo.

Rotas de fuga livres de colisão: detectando ameaças

A visão 360º é aprimorada pelo gerador de manobra, um novo dispositivo de segurança que usa um software para identificar rotas de fuga livres de colisão em todos os cenários de trânsito. O sistema, que funciona analisando constantemente as ameaças ao redor do carro, também pode ajudar o motorista, freando o carro e controlando a direção. Para demonstrar como os sistemas de visão 360º e o gerador de manobra funcionam em conjunto, o projeto construiu dois veículos de teste.

Um marco para 2020 e para os carros autônomos

“A Volvo Cars está, definitivamente, na linha de frente quando se fala em pesquisa e desenvolvimento de inovações de segurança ativa. E com o projeto Non-Hit Car and Truck, nós damos um passo significante à frente na visão de, em 2020, não haver vítimas fatais ou feridos graves em um novo carro Volvo. A tecnologia é parte importante do desenvolvimento de carros autônomos que podem desviar e frear para evitar uma colisão com qualquer objeto em qualquer situação”, explica Anders Almevad, gerente do projeto Non-Hit Car na Volvo Cars.