Novo Ka terá dock para smartphone e assistência de emergência

2 min de leitura
Imagem de: Novo Ka terá dock para smartphone e assistência de emergência

A Ford realizou na última semana na cidade de Trancoso, na Bahia, um evento de lançamento para a imprensa dos veículos Ford Ka e Ford Ka+. Os novos carros da montadora chegam às lojas no mês de setembro e trazem diversas novidades no que diz respeito à conectividade.

O sistema SYNC Media System traz rádio, CD e MP3 Player com Bluetooth e controles de áudio e telefone no volante por voz (recurso inédito na categoria), além de leitor de SMS e download automático da agenda de telefones.

O modelo conta ainda com um microfone no teto, para melhor qualidade de áudio na conversação, e é possível parear até 10 smartphones por veículo. O sistema SYNC é vendido como opcional na versão SE e como item de série na versão SEL.

Assistência de emergência

O sistema SYNC presente no novo Ford Ka é também o primeiro do gênero a contar com Assistência de Emergência. A funcionalidade permite que o sistema faça uma chamada automática para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do telefone 192, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou com corte de combustível.

A ligação é feita por meio de um celular pareado com o SYNC e transmite uma mensagem automática, comunicando a ocorrência de um acidente e as coordenadas de latitude e longitude do veículo, usando uma antena integrada para o sinal de GPS. Em seguida, a linha é aberta para que o atendente possa falar com os ocupantes ou enviar diretamente o socorro na impossibilidade de resposta.

Além de estar disponível durante toda a vida útil do veículo, o serviço não envolve nenhuma cobrança de taxa. Uma parceria da Ford com o Ministério da Saúde foi desenvolvida para difundir a tecnologia entre todos os atendentes do SAMU.

Dock para celular

Outra solução inteligente oferecida no Novo Ka e no Novo Ka+, nas versões de entrada SE, é o MyFord Dock. O compartimento instalado no centro do painel possui um encaixe para fixação do celular ou GPS, deixando o aparelho integrado e acessível sem prejudicar a visibilidade da pista. Sua tampa ajustável permite acomodar com segurança aparelhos de diferentes marcas e tamanhos de tela.

Usando a conexão Bluetooth do rádio MyConnection Gen.3, que também vem de série na versão SE, pode-se utilizar o streaming de áudio. O aparelho conta também com entrada auxiliar e USB, que permite o carregamento do celular. Uma das vantagens desse sistema é ser uma plataforma adaptável, que permite acompanhar a constante atualização dos dispositivos e smartphones.

Compatibilidade com apps Android e iOS

A linha Novo Ka também é a primeira no Brasil a contar com o SYNC AppLink, tecnologia que permite acessar aplicativos compatíveis do celular por meio de comandos de voz, abrindo um leque de novas possibilidades de serviço e entretenimento a bordo com segurança.

Ele é compatível com os sistemas Android e iOS e pode operar com diversos aplicativos baixados pelo Google Play e App Store. Com a tela do smartphone bloqueada, todos os comandos podem ser feitos por comando de voz ou pelos botões do painel.

Entre outros, já estão disponíveis para o sistema os seguintes aplicativos: Glympse, de compartilhamento e localização; Tunein, com mais de 100 mil rádios online no mundo; Napster, com mais de 20 mil músicas disponíveis; Rádio 89 FM; Rádio Alpha FM; e Let's Park, de localização de estacionamento.

O TecMundo viajou a Trancoso, na Bahia, a convite da Ford.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.