Volvo cria assento inflável para carros

1 min de leitura
Imagem de: Volvo cria assento inflável para carros

(Fonte da imagem: Divulgação/Volvo)

A Volvo Cars está desenvolvendo um conceito de assento infantil inflável e de baixo peso, montado com a face voltada para a parte de trás do veículo, que utiliza tecnologias inovadoras. Por ser inflável, o assento é muito fácil de transportar e é possível guardá-lo em qualquer lugar sem nenhuma dificuldade.

Segundo Abele, gerente de design do Volvo Monitoring and Concept Center e criador do novo banco, “a segurança das crianças sempre é a prioridade número um, e quando morávamos no exterior com duas crianças tivemos de transportar cadeiras de criança volumosas por aeroportos e em táxis. Para muitos, viajar com crianças é um desafio; qualquer ajuda para simplificar a vida dos pais com crianças pequenas é uma grande coisa”.

O assento traz uma tecnologia de bombeamento de ar que é silenciosa e eficiente em construção. O banco infla em menos de 40 segundos e desinfla usando-se a bomba integrada. O peso total do assento é de menos de 5 kg, metade do peso de um assento convencional, e fica constantemente conectado via Bluetooth, permitindo uma série de funções, como o enchimento remoto.

Além disso, um tecido chamado drop-stitch foi utilizado no protótipo. Esse tecido é muito forte quando inflado e pode suportar alta pressão interna. É uma tecnologia comum na indústria de barcos e foi desenvolvido originalmente para uso militar, em projetos de aviões infláveis

O conceito de Assento Infantil Inflável é montado de forma que a criança fique com o rosto virado para trás, a forma mais segura de ela viajar no carro. O pescoço da criança está em desenvolvimento e não é tão forte quanto o de um adulto. Em um impacto frontal, quando a criança está virada para frente, há um impacto muito forte no pescoço. Por conta disso, crianças até os quatro anos devem ter equipamentos de segurança específicos e viajar com o rosto voltado para a parte traseira do veículo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.