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Transportes

Aparelho policial usa micro-ondas para paralisar os controles de um carro

Dispositivo tem o objetivo de desativar veículos temporariamente a tempo das autoridades investigarem atividades suspeitas

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule10/01/2014, às 13:52

Aparelho policial usa micro-ondas para paralisar os controles de um carroFonte:

Imagem de Aparelho policial usa micro-ondas para paralisar os controles de um carro no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Inovação Tecnológica)

Em questão de pouco tempo, perseguições policiais envolvendo veículos motorizados podem se tornar mais breves, se não totalmente extintas. Tudo isso graças a um novo aparelho que utiliza rajadas de micro-ondas para travar totalmente os controles eletrônicos de carros, instrumento que vai dar um poder inédito às autoridades incumbidas de controlar atividades suspeitas.

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Atualmente em fase final de testes, esses novos dispositivos possuem potência suficiente para atrapalhar o funcionamento correto até mesmo dos carros mais modernos do mercado. A pedido da polícia da Alemanha, França e Alemanha, um consórcio financiado pela Comissão Europeia está ajudando no financiamento de aparelhos do tipo.

Contando com o financiamento de 4,3 milhões , o projeto SAVALEC (Controle seguro de veículos não cooperativos através de meios eletromagnéticos) emprega a ajuda de empresas como a alemã DLR, que estudou as vulnerabilidades nos microchips de unidades de controle de motores para desenvolver sinais de rádio capazes de influenciar no funcionamento de veículos.

Preocupação com a segurança de suspeitos

Já a francesa MDBA está fazendo simulações com motoristas voluntários para avaliar como eles reagem quando seus carros simplesmente deixam de funcionar quando estão sendo guiados em alta velocidade. A intenção é que as micro-ondas não inutilizem totalmente os veículos visados, mas somente os desativem durante um período temporário durante o qual forças policiais podem realizar suas atividades.

Ambos os times responsáveis pelo projeto estão cientes das consequências não intencionais que ele pode causar, já que a tecnologia pode influenciar nos sistemas de freio e condução. “Desabilitar todos eles de uma só vez pode deixar um carro andando com velocidade e agindo como se fosse um peso morto que tem pouco controle sobre sua direção e desaceleração”, afirma Jay Abbott, da consultoria de segurança Advanced Security.