Carros sem motorista são testados em campus da USP

1 min de leitura
Imagem de: Carros sem motorista são testados em campus da USP

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Três veículos que fazem parte do projeto CaRINA (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma) já circulam livremente pelo campus do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Os carros (que ainda não podem trafegar em vias públicas por questões de segurança) estão sendo testados em um terreno que oferece uma boa representação de ambientes urbanos.

De acordo com o professor Fernando Osório, que atua como coordenador no projeto, todos os testes são efetuados com um piloto capacitado no interior do veículo. “Se o sistema computacional deixa de emitir sinais para o controle ou sofre uma pane, esta pessoa pode intervir imediatamente e parar o veículo”, comenta.

Caso queira saber mais sobre a trajetória do CaRINA e conferir em detalhes o funcionamento do sistema, não deixe de ler nossa entrevista com Denis F. Wolf, um dos diretores do projeto. Ainda não há qualquer previsão para que o invento ganhe uma versão final – até agora, três edições do empreendimento já foram concebidas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.