Hyundai ix35 é o primeiro carro comercial do mundo movido a hidrogênio

1 min de leitura
Imagem de: Hyundai ix35 é o primeiro carro comercial do mundo movido a hidrogênio

(Fonte da imagem: Reprodução/Inhabitat)

A Hyundai acaba de se tornar a primeira montadora a começar a produção em larga escala de um veículo movido totalmente a célula de combustível de hidrogênio, o que garante emissão zero de gases poluentes na atmosfera.

O evento de exibição do modelo ix35, que já existia com motor movido a gasolina, aconteceu na semana passada na Coreia do Sul, onde ele será produzido. De acordo com o presidente da companhia, trata-se do carro mais ecológico da indústria – e uma prova de que essa tecnologia de emissão zero não é mais apenas um sonho (ou conceitos malucos).

(Fonte da imagem: Reprodução/Inhabitat)

O modelo é capaz de atingir 160 km/h e tem uma aceleração de 0 a 100 km/h em até 12,5 segundos. Ele pode rodar quase 600 km sem precisar de recarga.

Inicialmente, o carro será testado em frotas oficiais de cidades da Dinamarca e Suécia, em locais que já contam com programas de incentivo ao uso de carros de menor emissão de poluentes. A meta é que, até 2015, mais de mil veículos do mesmo modelo sejam colocados à venda ou usados por governos.

E a tarefa não é tão fácil quanto parece: além de colocar os carros para rodar, o que ainda é um procedimento bastante caro, é necessário adequar as cidades e construir um número significativo de estações para reabastecimentos das células de combustível.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.