Carro dobrável do MIT chega às ruas em 2013

1 min de leitura
Imagem de: Carro dobrável do MIT chega às ruas em 2013

(Fonte da imagem: The Telegraph)

Desenvolvido em uma parceria entre o MIT Media Lab, o governo espanhol e empresários bascos, o Hiriko finalmente saiu da etapa de protótipo e deve ganhar as ruas da Europa e da América do Norte em 2013. O automóvel elétrico tem como característica principal a capacidade de se dobrar ao meio, ocupando assim somente um terço do espaço necessário para estacionar um veículo convencional.

Cada uma das rodas do carro de dois assentos possui um motor próprio, o que possibilita sua movimentação em qualquer sentido. Além de permitir entrar e sair de vagas apertadas facilmente, essa propriedade facilita a realização de manobras difíceis e resulta num sistema de freios mais eficiente do que as opções tradicionais.

Design adaptado

O tamanho reduzido do automóvel obrigou os desenvolvedores a realizar algumas mudanças em seu design para torná-lo mais confortável. Entre as adaptações feitas, está a ausência de portas, que foram substituídas por um painel frontal que se desdobra para permitir a entrada dos passageiros.

(Fonte da imagem: The Telegraph)

O volante também foi eliminado e, em seu lugar, o motorista encontra um joystick semelhante àqueles utilizados em video games. O consórcio responsável pela fabricação do Hiriko também estuda a introdução de um controlador diferenciado, capaz de enviar vibrações aos dedos para auxiliar na realização de manobras.

Diversas cidades europeias e norte-americanas foram escolhidas para participar dos primeiros testes do veículo — locais como Bilboa, Malmo e Boston devem ser os primeiros a ver a novidade circulando por suas ruas. A expectativa é que a produção em massa do veículo seja iniciada em algum momento de 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.