Lynk & Co 01: conheça um pouco do 'carro mais conectado do mundo'

2 min de leitura
Imagem de: Lynk & Co 01: conheça um pouco do 'carro mais conectado do mundo'

A Lynk & Co acaba de apresentar o seu primeiro carro chamado apenas de “01”, e a marca novata já afirma que este será o veículo “mais conectado do mundo”. Ele poderá ficar conectado à web 100% do tempo e acessar a nuvem da Lynk & Co para algumas atividades que ainda não foram muito bem especificadas. Quem comprar o 01 poderá compartilhá-lo com outras pessoas através de um sistema elaborado pela marca e também rastrear o veículo o tempo todo em seu smartphone.

Ele poderá ficar conectado à web 100% do tempo

Como você pode perceber, o modelo é um SUV pequeno, e a fabricante afirma que é o mais compacto da categoria. Ele mede 4,53 m de comprimento, 1,65 m de altura, 1,85 m de largura, e a distância entre eixos fica em 2,73 m exatamente. Não dá para negar que o carro tem um design muito marcante e próprio, mas também é inegável que ele lembra um pouco o estilo dos carros da Volvo.

Isso acontece porque esse modelo foi na verdade desenvolvido pela marca sueca. A Lynk & Co é na verdade uma montadora criada pela empresa chinesa Geely que comprou tecnologia da Volvo para produzir esse e, pelo menos, mais dois outros carros; o 02 e 03. Vale destacar ainda que o 01 foi construído sobre a plataforma do Volvo XC40, que ainda não foi lançado.

A Lynk & Co espera vender esse SUV com sucesso na China, nos EUA e na Europa, onde a demanda por veículos dessa categoria tem subido bastante ao longo dos últimos anos. Em resposta a isso, as montadoras têm atualizado seus modelos para aproveitar a moda. Não há informações sobre a possível vinda dele para o Brasil.

Não há informações sobre a possível vinda dele para o Brasil

Infelizmente, não foram liberados muitos dados técnicos do carro, o que inclui a parte mecânica, hardware e software do painel. Contudo, a empresa já confirmou que vai liberar um SDK para que desenvolvedores construam apps individuais para o 01. Com isso, a empresa espera lançar a primeira loja de apps para carros no mundo. Ademais, espera-se que existam duas opções de motor disponíveis no lançamento; um 2.0 com quatro cilindros, e outro 1.5 de três cilindros.

Fora isso, haverá não apenas suporte a Android Auto, Apple CarPlay e MirroLink, mas também uma solução própria da empresa para manter os motoristas conectados. Tudo isso ficará acessível em uma tela touch de 10,1'' no painel.

Esse carro é esperado para chegar ao mercado em algum momento de 2017 por um preço ainda não definido. Esperamos que, até lá, a Lynk & Co dê mais detalhes que justifiquem o título de “carro mais conectado do mundo” para esse veículo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.