Empresas se unem para desenvolver sensores melhores para carros autônomos

1 min de leitura
Imagem de: Empresas se unem para desenvolver sensores melhores para carros autônomos

A chegada dos carros autônomos no futuro não é um desafio apenas para as grandes montadoras do mundo: empresas que estão relacionadas com a indústria automobilística também estão trabalhando forte para fazer com que os automóveis que dirigem sozinhos por aí se tornem uma realidade o quanto antes.

Prova disso foi a recente parceria fechada entre a desenvolvedora de software de direção autônoma e de sensores, a Delphi, e a empresa israelense especializada no desenvolvimento de sensores e softwares de detecção, a Mobileye – que, por sinal, também vem trabalhando junto com a BMW para ajudar a montadora a atingir seu objetivo de colocar modelos autônomos nas ruas até 2021.

A união entre as duas companhias resultou em um programa que tem por objetivo desenvolver soluções de alto nível para os “carros do futuro”, e isso significa um pacote completo de dispositivos que vão ajudar os veículos a andarem de forma autônoma por aí com segurança.

Veículo autônomo da Delphi que cruzou os Estados Unidos no ano passado

O produto específico desse programa é baseado na plataforma CSLP, que combinará condução urbana e de estrada e deverá ser apresentada já na CES 2017, com a entrega definitiva da tecnologia prevista para 2019. Outro produto previsto é a primeira solução de direção autônoma a atingir nível 4/5 no mercado, o que significa que o veículo não precisará de qualquer intervenção humana para funcionar.

A solução de direção autônoma será baseada no que cada uma das empresas faz de melhor: ela inclui o sistema EyeQ 4/5 em Chip (SoC) da Mobileye, com sensor de processamento de sinal, fusão, geração de visão e um sistema chamado Road Experience Management. Já a Delphi vai incorporar algoritmos de softwares de direção autônoma, que incluem recursos como o planejamento de movimento e trajetório e o controlador de domínio multi, um kit que inclui câmera, radar e LiDAR.

“Essa parceria nos permite dar aos nossos clientes um nível alto de capacidades de automação mais rápidas e mais em conta”, completa Kevin Clark, CEO da Delphi.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.