Em breve você poderá estacionar sem baliza com essas rodas omnidirecionais

1 min de leitura
Imagem de: Em breve você poderá estacionar sem baliza com essas rodas omnidirecionais

Muita gente reprova nos testes de direção do DETRAN por não saber lidar com a temida baliza muito bem. Mesmo quem passa de primeira ainda se quebra um pouquinho na hora de fazer a tal manobra na rua, em condições reais do trânsito. Pensando em aproveitar essa dificuldade a seu favor, o inventor canadense William Liddiard criou essas rodas omnidirecionais que você vê no vídeo.

O cara desenvolveu esse modelo de forma que qualquer carro pudesse ser adaptado sem muita dificuldade. Outras versões de rodas omnidirecionais normalmente requerem muita mudança na mecânica do carro e acabam perdendo a viabilidade econômica. Já as Liddiard Wheels, como ele chamou sua invenção, só precisam ser colocadas no mesmo lugar que as rodas comuns do carro.

Elas conseguem mover o veículo lateralmente porque a borracha que fica em cima da parte metálica gira internamente, o que acaba levado o carro em qualquer direção quando combinadas aos movimentos tradicionais que ele já possui.

É o fim do pesadelo chamado "baliza"

Essas rodas têm capacidade de funcionar em qualquer tipo de estrada e condição climática

O inventor ressalta que esse modelo ainda é um protótipo e ele espera vender essa tecnologia para alguma grande fabricante de pneus ou mesmo de carros, como Michelin ou Honda. Apesar disso, Liddiard não deu muitos detalhes sobre como exatamente o equipamento funciona, mas podemos imaginar que elas são conectadas a algum tipo de controle acoplado ao painel desse Toyota Echo mostrado no vídeo.

Liddiard ainda comenta que, por enquanto, não formou parcerias com nenhuma empresa para levar o produto para o mercado. Apesar disso, essas rodas têm capacidade de funcionar em qualquer tipo de estrada e condição climática. Será que ele consegue popularizar esse produto?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.