Finalmente: Brasil poderá receber pontos de recarga para carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Finalmente: Brasil poderá receber pontos de recarga para carros elétricos

Recentemente, nós aqui do TecMundo testamos um carro elétrico em Curitiba e explicamos que um dos motivos pelo qual ainda não é possível ter um desses no Brasil é a falta de infraestrutura necessária nas cidades – o que quer dizer, em outras palavras, que não existem pontos públicos de recarga para esse tipo de veículo.

Esse cenário, no entanto, pode estar prestes a mudar: a Rádio Senado anunciou na manhã de ontem (24/03) que uma proposta, que visa ampliar a infraestrutura necessária para o país receber carros elétricos, foi aprovada pela Câmera dos Deputados e agora será encaminhado para uma audiência pública.

Essa proposta defende que as prefeituras deverão reservar vagas especiais para veículos elétricos. Paralelamente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deverá revisar todos os contratos em função das novas obrigações. Outro ponto importante é que o Executivo terá que promover a instalação de tomadas para recarga de carros elétricos em edifícios residenciais.

Um passo de cada vez

Uma vez aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei deverá ser encaminhado para uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura, que contará com a presença de órgãos como a Associaão Brasileira de Veículos Elétricos, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (Abradee), a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotres (ANFAVEA), além da própria ANEEL.

Essa audiência ainda não tem data marcada, mas não dá para negar que dá uma pontinha de esperança de que finalmente poderemos acabar com um dos empecilhos para a chegada dos veículos elétricos por aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.