Os 11 carros mais econômicos e os 11 mais beberrões, qual é o seu?

6 min de leitura
Imagem de: Os 11 carros mais econômicos e os 11 mais beberrões, qual é o seu?

Para os amantes de velocidade, o consumo de combustível é um ponto importante na hora da compra de um veículo, pois a alta do preço da gasolina que em 2015 chegou a quase 9% em todo país faz do consumo um quesito ainda mais relevante. No mercado automobilístico é possível saber com uma ferramenta se o carro é econômico ou não: o teste de eficiência energética, realizado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro.

Todos os anos, o teste de eficiência aponta os modelos mais econômicos com a participação de todas as 35 montadoras e importadoras presentes no Brasil e 795 modelos, que passam pela avaliação do consumo de combustível e também da emissão de poluentes. A expectativa é de que até o fim de 2016 mais 131 modelos sejam etiquetados, fechando o ano com 100% da frota avaliada. O Programa quer conscientizar o consumidor sobre a escolha de modelos mais econômicos e menos poluentes.

No total são 14 categorias avaliadas: microcompacto; subcompacto; médio; grande; esportivo; utilitário esportivo compacto; utilitário esportivo grande; extragrande; comercial leve; minivan; fora de estrada grande; picape; e carga derivada de veículo de passageiro. A BemMaisSeguro.com, que concede seguros para carros, preparou uma lista com os mais econômicos e os mais beberrões. Veja se o seu está entre eles.

Confira os 11 carros mais econômicos

VW UP! TSI 1.0 E VW UP! 1.0

O carro da Volkswagen entra na categoria dos compactos e é um dos mais econômicos do mercado. O Up! TSI tem a adição de turbo, que deixa o desempenho do compacto similar ao de um carro 1.8. Segundo o Inmetro, o Up! TSI nas versões Move, High, Speed quando abastecido com etanol faz 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Com gasolina, a performance é de 13,8 km/l e 16,1 km/l.

Já o Up! 1.0 também garante economia, embora a sua versão mais potente, o Up! TSI, tenha melhor aproveitamento de combustível. As opções a álcool Take, Move e High chegaram a 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, foram a 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.

RENAULT CLIO AUTHENTIQUE 1.0

O Clio é um dos modelos compactos com maior eficiência tanto na cidade quanto na estrada. Com gasolina, o Clio chega aos 14,3 km/l na cidade e 15,8km/l na estrada. Já com etanol,o consumo é de 9,5 km/l e 10,7 km/l respectivamente.

UNO EVOLUITON 1.4

A configuração Evolution inovou a categoria do Uno ao trazer o sistema start/stop, que liga e desliga automaticamente o carro quando está no ponto morto. O resultado traz reflexos diretos no consumo de combustível, que é de 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol, e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina.

FORD KA SE E SEL 1.0

A terceira geração do modelo de entrada da Ford é a que apresenta o menor índice de consumo de combustível se comparada às demais gerações. Em 2015, a performance com gasolina foi de 13 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada; com etanol os números foram 8,9 km/l e 10,4 km/l.

NISSAN MARCH 1.0 S E SV

As versões S e SV do carro de entrada da marca japonesa Nissan fizeram 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol; e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina. Elas estão no top 10 em eficiência para o segmento.

FIAT PALIO FIRE 1.0

O Palio Fire figurou entre as melhores colocações do ranking do Inmetro de 2015, com performance de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol. Já com gasolina, o gasto médio foi de 12,3 km/l e 15 km/l, respectivamente.

VW FOX BLUEMOTION 1.0

O Bluemotion é a versão do Fox que oferece maior economia de combustível. O gasto médio é de 8,8 km/l para a cidade e 9,9 km/l para a estrada, com etanol; e de 12,7 km/l e 14,4 km/l, com gasolina.

HYUNDAI HB20 1.0

O modelo HB20 1.0 está tanto na lista dos mais vendidos do país como na dos mais econômicos. Segundo dados do Inmetro de 2015, as configurações Comfort, Plus e Style registraram consumo médio de 8,5 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, com etanol; e de 12,5 km/l e 14,4 km/l, com gasolina.

TOYOTA ETIOS 1.5

O modelo compacto da fabricante japonesa também teve bons índices de consumo nas configurações XS, XSL, Cross e Platinum. Abastecidos com etanol, fizeram 8,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada; e com gasolina, a média foi de 12,2 km/l e 13,8 km/l, respectivamente.

PEUGEOT 208 1.2

O Peugeot 208 1.2 possui consumo médio de combustível que o coloca no mesmo patamar de veículos híbridos vendidos no Brasil. O modelo registrou consumo médio de 15,1 km/l na cidade 16,9 km/l na estrada, com gasolina; e 10,9 km/l e 11,7 km/l, com etanol.

CARROS BEBERRÕES

Longe da economia, existem os carros que consomem muito combustível, carinhosamente chamados de beberrões. Entre eles, há modelos de baixíssimo rendimento que rodam menos de 4,5 km/l com gasolina! Veja quais são eles:

LAMBORGHINI AVENTADOR

O Lamborghini Aventador é o sonho de consumo de muitos motoristas, mas que cabe no bolso de poucos, pois, além do alto preço, ele é considerado o carro mais beberrão do Brasil. O esportivo italiano com motor V12 rende 4,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada.

BRAVO

Chegando no mercado brasileiro em breve, o novo modelo Bravo da Fiat é um dos automóveis da marca com pior desempenho. Na versão com câmbio manual, seu consumo com etanol é de 6,4 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada; e com gasolina, 8,9 km/l e 10,9 km/l respectivamente.

RANGE ROVER SPORT

O Sport possui motor V8 e é um dos utilitários esportivos com o maior consumo de combustível. Rodando apenas com gasolina, o modelo faz 4,9 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada.

MITSUBISHI PAJERO FULL 5 PORTAS

O Pajero Full é a versão mais completa do SUV da Mitsubishi, de motor V6. Entre os mais beberrões, a SUV só pode ser abastecida com gasolina, consumindo 5,3 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada.

MASERATI GRAN TURISMO/CABRIO

Os modelos GranTurismo e GranCabrio da marca italiana são equipados com motor V8 a gasolina. Seu desempenho energético também é ruim, com média de 5,2 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.

MASERATI QUATTROPORTE

O sedã de luxo da Maserati com motor V8 é também um dos veículos que está entre os que mais consomem gasolina. O sedã registrou consumo médio de 5 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada.

ROLLS-ROYCE GHOST

O luxuoso Rolls-Royce também está na lista dos menos eficientes. Com motor V12 a gasolina, o modelo Ghost consome 4,9 km/l na cidade e 7 km/l na estrada.

FERRARI CALIFÓRNIA

Este modelo de marca italiana figura entre os mais beberrões. O conversível que possui motor V8 a gasolina tem gasto médio de 5,3 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.

FERRARI F12BERLINETTA

A F12berlinetta é o modelo mais caro da Ferrari no Brasil e também o que tem o pior desempenho energético da marca italiana. Seu consumo é de 4,7 km/l na cidade e 6,5 km/l na estrada.

BENTLEY CONTINENTAL V8

Assim como o Rolls-Royce, o Bentley Continental figura entre os mais beberrões. Todas as versões equipadas com motor V8 a gasolina tiveram o mesmo consumo de 4,5 km/l na cidade e 6,4 km/l na estrada.

BENTLEY CONTINENTAL W12

O Bentley Continental W12 possui desempenho energético um pouco melhor que o Continental V8. Seu motor, também a gasolina, roda 4,5 km/l na cidade e 6,7 km/l na estrada.

E aí, como está o consumo do seu carro?

Via assessoria

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.