Carro autônomo da Mitsubishi estará pronto para os consumidores em 2020

1 min de leitura
Imagem de: Carro autônomo da Mitsubishi estará pronto para os consumidores em 2020

A Mitsubishi é uma das fabricantes que também está trabalhando duro para desenvolver um carro verdadeiramente autônomo. Em 2015, a empresa apresentou para o público o EMIRAI3 xAUTO, um carro-conceito que chamou atenção por conta da precisão com a qual realiza diversos movimentos complexos, como manobras entre obstáculos e a temida baliza para estacionar.

O EMIRAI3 xAUTO foi oficialmente apresentado durante o Tokyo Motor Show 2015, evento automobilístico que acontece na capital japonesa. O carro-conceito trouxe como destaque, além de um novo estilo visual com design minimalista, a tecnologia Diamond Safety para a proteção dos passageiros e pedestres que circulam nas ruas.

Tecnologias para direção autônoma

A direção do EMIRAI3 xAUTO utiliza a técnica de perímetro sensível coordenado por inteligência artificial. Esse é o mecanismo responsável por permitir que o veículo realize manobras precisas em meio a obstáculos que podem estar potencialmente muito perto do carro.

Uma espécie de radar de baixa frequência e alta resolução é capaz de detectar e reconhecer objetos ao redor. Utilizando mecanismos de inteligência artificial, o carro consegue interpretar cada obstáculo e agir conforme a situação. Além disso, sensores estimam a posição do veículo em relação à pista e mantêm o carro dentro do perímetro correto para a sua faixa.

Como se tudo isso não bastasse, o EMIRAI3 xAUTO ainda é se estaciona ao apertar de apenas um botão. Quando o carro está corretamente posicionado, o acionamento de um mecanismo na chave é tudo o que você precisa fazer para ele realizar uma baliza perfeita em uma vaga. Essa manobraaproveita os mesmos sensores usados para evitar que o veículo se envolva em acidentes durante a direção.

Previsão

De acordo com a Mitsubishi, carros com essa tecnologia devem estar disponíveis para o consumidor final a partir de 2020. Porém, com tantas fabricantes entrando na briga pelo "carro inteligente perfeito", pode ser que a empresa aumente seus investimentos nesse campo e apresente a versão final do EMIRAI3 xAUTO antes da hora. Você teria coragem de dirigir um carro desses?

Você teria coragem de dar uma voltinha em um carro autônomo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.