7 tecnologias que chegam aos carros ainda em 2016

4 min de leitura
Imagem de: 7 tecnologias que chegam aos carros ainda em 2016

Quem é fã de carros e gosta muito de dirigir já deve estar se preparando psicologicamente para um fato inegável: os dias dos carros comuns, como os conhecemos, estão contados. Não deve faltar muito para que os veículos autônomos cheguem de vez ao mercado e se popularizem de alguma forma, para enterrar de vez os tempos em que se sentar atrás de um volante era mais do que se deslocar de um ponto A para um ponto B.

No entanto, enquanto esse fato não se consuma, as montadoras estão trazendo alguns mimos tecnológicos muito bacanas que prometem facilitar a vida dos motoristas e tornar a transição para o futuro um pouco mais tranquila. Desde retrovisores inteligentes até um "modo drift", confira as tecnologias mais bacanas que devem desembarcar nos carros ainda em 2016:

1 – O retrovisor digital da Cadillac

As cabeças dos passageiros no banco de trás não vão mais atrapalhar sua visão

É claro que não são todas as pessoas que podem comprar um Cadillac, especialmente aqui no Brasil, onde a marca não tem representação oficial. Porém, vale apontar que, sempre que uma função nova é implementada em algum carro, é uma questão de tempo até que ela ganhe espaço em outras montadoras – itens como ABS e airbags são bons exemplos.

Sobre o espelho retrovisor: a GM criou um espelho retrovisor digital que funciona em conjunto com uma câmera na traseira do veículo. Dessa forma, sua visão não fica obstruída por objetos no banco de trás do carro, e você tem acesso a uma imagem mais ampla. Além do Cadillac CT6, o elétrico Bolt da Chevrolet também deverá vir com a tecnologia.

2 – Conversíveis e reversíveis

Novo Mazda MX-5: popularizando os conversíveis "pequenos"

Quem gosta de carros esportivos vai gostar dessa: a Mazda apresentou há pouco tempo, no Salão de Nova York, uma nova versão do MX-5, seu pequenino prodígio esportivo.

Capota automatizada pode ser colocada ou removida em pouco menos de 10 segundos

Ele traz um teto retrátil motorizado que, apesar de não ser uma novidade por si só, era um item exclusivo de carros maiores e (bem) mais caros.

3 – Estacionar com carretinha no reboque vai ficar mais fácil

A Ford lançou uma nova F-150 nos Estados Unidos, a qual vem com uma função muito bacana para quem gosta ou precisa carregar coisas no reboque: um assistente de estacionamento de ré que direciona a caminhonete de forma automática para garantir que a carretinha fique sempre alinhada, graças a um sistema de direção no próprio engate. O direcionamento também pode ser feito através de uma pequena alavanca no painel do veículo.

4 – Um banco insanamente customizável

Bom, se no futuro não vamos dirigir nossos carros, nada mais justo do que tornar o espaço dentro deles mais confortável, certo? A montadora norte-americana de luxo Lincoln deu o primeiro passo com um banco que conta com 30 variáveis de customizações feitas através de comandos elétricos.

Ele oferece articulações individuais que vão desde as pernas até a porção superior das costas e o encosto de cabeça, para se ajustar de vez a cada motorista – logo você vai ter uma reclamação bem mais elaborada do que o simples "quem afastou/aproximou meu banco?".

5 – Um valet para chamar de seu

Estacionando sem estar dentro do carro

Na Europa, os assistentes para estacionamento já chegaram aos carros mais populares. A BMW, no entanto, já está dando um passo adiante e vai implementar em breve, começando pela luxuosa série 7, um assistente que desempenha a mesma função sem que você esteja dentro do carro – em outras palavras, você pode estacionar o seu carro remotamente.

A Tesla e a Volkswagen também já estão trabalhando em funções similares e até mais avançadas, que permitirão que os veículos se guiem de forma autônoma até a garagem ou vaga e saiam de lá para ir até o dono também automaticamente quando necessário, bastando apertar um botão na chave ou através de um app.

6 – Um passo mais próximo dos carros autônomos

A Volvo é uma das grandes pioneiras em relação às inovações tecnológicas em seus veículos, principalmente no que diz respeito à segurança. A bola da vez para a montadora sueca, no entanto, é a aproximação com a direção autônoma, e ela pretende fazer isso com o Volvo Pilot Assist 2, função que vem na versão 2016 no sedã de luxo S90.

Com a tecnologia, o carro será capaz de dirigir sozinho na estrada, mantendo sua posição entre as faixas e a uma distância segura dos demais veículos, sem a necessidade de intervenção do motorista.

7 – Para quem quer estar no controle para perder o controle

Perder o controle nunca foi tão divertido

Se você é fã de carro e gosta de adrenalina, provavelmente já deve ter visto os vídeos do Ken Block por aí, mais especificamente o último, em que ele sai fazendo os mais diversos tipos de manobras a bordo de um Ford Fiesta em Dubai. A peça serviu também como um anúncio para o próximo carro do piloto, um Focus, que também teve sua versão "civil" lançada recentemente.

O Ford Focus RS é o modelo esportivo do veículo e vem com tração integral. Além das outras traquitanas tecnológicas, ele conta com alguns "modos de direção", algo bem comum em carros esportivos. Além dos tradicionais modos Comfort e Sport, ele vem com um bem especial: Drift. Quando ativado, os 345 cv são enviados para as rodas traseiras e... Bem, a diversão é por conta da casa.

Aeeeeehooooo!

Embora o carro não tenha qualquer previsão de desembarcar em terras tupiniquins – assim como quase todas as outras versões esportivas por aí –, resta sonhar que um dia teremos algo parecido por aqui.

Qual é a tecnologia automotiva mais esperada por você nos próximos anos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.