Empresa oferece firewall para carros conectados – e você vai precisar

1 min de leitura
Imagem de: Empresa oferece firewall para carros conectados – e você vai precisar
Imagem: TweakTown

Os carros totalmente autônomos podem até ainda não ter chegado às mãos dos consumidores, mas muitos veículos já contam com funções avançadas de piloto automático. Some essa capacidade ao fato de que os automóveis estão cada vez mais conectados à internet e você não somente terá acesso a algo extremamente prático, mas também pode estar se submetendo a um grande risco de sofrer nas mãos de um hacker.

Exatamente por esse motivo, muito já se falou a respeito da necessidade de softwares de antivírus para carros. Este ano, será realizada até uma conferência totalmente voltada para a segurança digital em veículos, a Cyber Secure Car, marcada para os dias 14 e 15 de junho em Munique, na Alemanha. Uma das novas companhias a entrar nesse mercado é a Karamba Security, que oferece o equivalente a um firewall para automóveis.

Benefícios oferecidos pela tecnologia da Karamba

A tecnologia desenvolvida pela Karamba garante a segurança das Unidades Eletrônicas de Controle (ECUs, na sigla em inglês) dentro de carros feitos para interagir com dispositivos externos por meio de conexão via WiFi, Bluetooth e portas USB, entre outras. Basicamente, a novidade impende que códigos não autorizados rodem no veículo, diminuindo assim o risco de um hacker conseguir tomar a direção.

Mais proteção para todos

Além disso, o produto pode alertar fabricantes se um código “dropper” for usado em uma ECU, o que poderia ser posteriormente usado para permitir a instalação de malwares no automóvel. Baseada em Israel, a Karamba pretende convencer as montadoras a não somente inserir sua tecnologia na linha de montagem de novos carros, mas também adicioná-la aos que já estão em circulação.

O que você achou da tecnologia da Karamba Security para proteger seu próximo carro conectado? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.