Sai, Zica! Carro indiano da Tata é rebatizado para não remeter à doença

1 min de leitura
Imagem de: Sai, Zica! Carro indiano da Tata é rebatizado para não remeter à doença
Imagem: Rushlane

Não é raro algum produto precisar mudar de nome por uma infinidade de motivos, desde confusões linguísticas até a similaridade com nomes de outras coisas com as quais não se desejava estar relacionado. O consórcio de pagamento móvel chamado Softcard, que hoje não existe mais, foi lançado com o nome de ISIS, a sigla do grupo extremista Estado Islâmico. O famoso bálsamo analgésico chamado nos Estados Unidos de Bengay veio para o Brasil com o nome de Bengué para evitar péssimas piadinhas homofóbicas entre os brasileiros.

Pois foi algo desse tipo que aconteceu com o modelo automotivo da empresa Tata, fabricante indiana de veículos, chamado Zica. Devido ao surto do Zika vírus que acontece no mundo todo, especialmente no Brasil, a Tata decidiu iniciar uma campanha para alterar o nome do carro e escolher uma alcunha que não faça referência a nada ruim, como uma epidemia, por exemplo.

After an exhilarating few days of the #FantasticoNameHunt, the people have chosen a #Fantastico name for our new car. We are proud to present the rechristened Tiago from Tata Motors!

Publicado por Zica from Tata Motors em Segunda, 22 de fevereiro de 2016

Apesar da pequena diferença na maneira de escrever as duas palavras, é inevitável que as pessoas fizessem a conexão. A iniciativa é justa, afinal, fazendo uma analogia, você compraria um carro chamado Dengue?

A empresa divulgou hoje (22) o novo nome do modelo: Tiago, por coincidência um nome bastante popular aqui no Brasil. Com data de lançamento marcada para o mês que vem, a empresa vai ter tempo suficiente para alterar o nome em todos os lugares necessários.

Fabricante automotiva indiana Tata altera o nome de um de seus carros, o Zica. Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.