Saiba quais são os 7 erros mais comuns ao fazer uma videoconferência

3 min de leitura
Imagem de: Saiba quais são os 7 erros mais comuns ao fazer uma videoconferência
Imagem: The Wall Street Journal

Os responsáveis pelo join.me, uma ferramenta de reuniões online da LogMeIn, realizaram uma pesquisa para entender um pouco melhor os hábitos dos usuários de videoconferências, especialmente em relação a atividade profissionais. Além de levantar esses dados, a empresa também aproveitou para indicar os sete erros mais comuns de que faz reuniões por chamada de vídeo, compartilhando essas informações com exclusividade para o TecMundo.

A pesquisa ouviu 2 mil entrevistados com idade acima de 22 anos e levantou que 60% dos usuários do join.me que optam por se comunicar com colaboradores via videoconferência acreditam que o resultado é mais eficaz do que o uso do email, telefone ou mesmo conversar pessoalmente no escritório. Do total de participantes, 76% afirmou utilizar chamadas em vídeo para tratar de negócios e 96% afirmam que a prática agrega valor às reuniões.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Alguns erros simples de evitar acabam sendo mais comuns do que o esperado

Por fim, 93% dos usuários que fizeram chamadas de vídeo em grupo pela primeira vez afirmaram conseguir vislumbrar diversas oportunidades para incorporar a pratica de conferências online no futuro. Com isso em mente, a LogMeIn listou os principais erros que devem ser evitadas por quem opta por reuniões via videoconferência. Alguns desses pontos podem até parecer óbvios, mas nem por isso acontecem com frequência. Confira:

1 – Vista-se direito

Sabe aquela brincadeira do apresentador de telejornal que usa um blazer, camisa social e gravata, mas esconde bermudas e chinelos sob a bancada? Pois é, não é uma boa ideia. Vestir uma camisa elegante por cima de pijamas ou estar apenas parcialmente bem-vestido pode levar a momentos constrangedores – e 14% dos entrevistados admitiram usar roupas inadequadas durante videoconferências.

Nada de roupa pela metade

2 – A câmera não é um espelho

Por mais que você normalmente possa se ver em algum canto da imagem, usar sua reprodução para arrumar os cabelos ou checar algo no próprio rosto também não é muito educado, podendo passar a impressão de tédio ou falta de atenção. Ainda assim, 15% das pessoas parecem esquecer que não somente elas que estão se vendo.

Se arrume antes da conferência, não durante

3 – Nada de limpar o salão

Não é preciso pensar muito para entender como isso pode fazer os outros pensarem mal de você, mas não é muito difícil acabar se distraindo durante reuniões mais longas e esquecer que os outros estão nos vendo. A recomendação é se policiar para manter o rosto e o corpo quietos, já que 9% das pessoas costuma acabar mexendo no nariz inadvertidamente.

Acontece até com o Matt Damon

4 – Atenção para sons desagradáveis

Como nosso foco no vídeo e na fala alheia, é possível esquecer que nosso microfone também está ligado e acabar transmitindo sons incômodos, situação pela qual 10% dos usuários admitiram passar. Se a situação estiver incontrolável, lembre-se de colocar seu microfone no mudo e só reativá-lo quando as coisas estiverem mais seguras – mas tome cuidado também com caretas denunciadoras.

Ops! Escapou!

5 – Fora da cama!

Em um contexto de reunião profissional, fazer uma conferência estando sentado ou deitado na cama pode passar a sensação de que você é preguiçoso ou não está levando o assunto a sério. Ainda assim, 7% das pessoas admitiram fazer isso. O recomendado é usar um escritório ou um ambiente um pouco mais neutro e sério para isso.

Não, você não está em um encontro online. Use um ambiente mais sério

6 – Fique longe do banheiro

Pode parecer absurdo, mas 7% dos usuários de videoconferências admitiram usar o banheiro enquanto estavam em reunião. Se você leu todos os itens acima, já tem uma ideia de porque isso é uma má ideia. Caso a necessidade aperte e você realmente tenha que ir, peça licença urgente por alguns minutos e deixe seu computador ou celular em outro cômodo.

Não seja deselegante

7 – Deixe os bichíneos para depois

Quem ama cachorros e gatos sabe como é gostoso ter eles por perto em todos os momentos, e 12% das pessoas acaba deixando animais aparecerem na câmera durante videoconferências. No entanto, isso também pode gerar momentos de distração e incomodar os outros participantes, então deixe seus amiguinhos peludos fora da sala onde for fazer a reunião.

Fofo, mas inapropriado

E você, já passou algum momento constrangedor durante uma videoconferência? Tem mais dicas para compartilhar? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.