A saída do acendedor de cigarros na imensa maioria dos automóveis da atualidade, o que restou em seu lugar foi uma tomada de 12 V, popularmente utilizada pelos motoristas para recarregar seus celulares. Com isso, surgem alguns questionamentos sobre a segurança do processo: usar um carregador automotivo pode prejudicar a bateria do aparelho?

A princípio, a resposta é não, mas isso depende de alguns cuidados importantes que devem ser tomados. O primeiro deles – e o mais essencial – é se certificar de que o acessório que está sendo utilizado é de boa procedência: é importante ter cuidado e desconfiar de carregadores muito baratos, como os que são vendidos na rua, pois a qualidade da fabricação pode ser extremamente baixa.

Esse tipo de acessório acaba sofrendo com a oscilação na corrente e pode trazer problemas tanto para o seu celular quanto para o seu veículo, através da queima de fusíveis e de danos na parte elétrica. É um dos casos em que o barato pode sair muito mais caro, portanto não abra mão de carregadores de qualidade.

Ter um acessório de qualidade é uma das melhores formas de garantir a durabilidade do seu aparelho e evitar problemas na parte elétrica do veículo

Falando nisso, inclusive, é importante ficar atento e evitar utilizar outras funções em paralelo que possam pesar demais no sistema elétrico. Ar-condicionado, faróis e limpadores, quando funcionando ao mesmo tempo, aumentam a chance de que aconteça uma sobrecarga, gerando o risco de danos mais sérios no veículo – e dar aquela dor de cabeça por conta de algo relativamente simples.

Outro aspecto importante é ter certeza de que você está utilizando a tomada 12 V para recarregar o seu celular, e não o acendedor de cigarros. O calor é um dos principais fatores que comprometem a vida útil das baterias de lítio, e os carregadores que são adaptados para funcionar através do calor do acendedor podem acabar aquecendo demais o seu aparelho.

Tomada 12 V não é a mesma coisa que acendedor de cigarros!

Evite o excesso de carregamento: assim que o seu celular estiver com carga completa, certifique-se de desconectá-lo da tomada. O carregamento excessivo através de fontes alternativas, como o carregador automotivo, só gera mais calor. Além disso, não há qualquer motivo para manter o aparelho conectado depois da carga completa.