Testamos o carregador sem fio Fone Salesman WoodPuck Bamboo

4 min de leitura
Imagem de: Testamos o carregador sem fio Fone Salesman WoodPuck Bamboo

Depois de agregar tantos recursos, quase todos os smartphones da atualidade estão trazendo compatibilidade com carregadores sem fio, algo que pode atrair aquele consumidor que busca facilidades.

Trata-se de uma funcionalidade que já vem de longa data, mas que tem sido aperfeiçoada nos últimos aparelhos. Com isso, algumas fabricantes estão lançando novos carregadores, com designs inovadores e características distintas.

A Fone Salesman é uma das que mais trabalham nesse sentido, produzindo produtos compactos e discretos. O WoodPuck Bamboo é um dos lançamentos mais recentes da marca e vem para atender aos usuários que prezam pelo design, mas que, ao mesmo tempo, não abrem mão do bom desempenho, ou seja, recargas rápidas.

Especificações

  • Tensão: 5V
  • Corrente: 0,5 a 2,1 A
  • Distância de carregamento: 4 a 10 mm
  • Eficiência de carregamento: 72%
  • Diâmetro: 9,5 cm
  • Espessura: 1 cm
  • Peso: 80 g
  • Preço: US$ 35

Design sustentável e coerente

Diferente dos seus concorrentes, o WoodPuck Bamboo não parece um carregador. Ele combina perfeitamente com quase todos os ambientes, já que seu acabamento em madeira dá a impressão de se tratar de uma peça decorativa — dá até pra confundir com um porta-copos.

Fabricado com madeira Mao Zhu Bamboo, o novo produto da Fone Salesman é sustentável, já que é composto por madeira reflorestada (que inclusive cresce dez vezes mais rápido que a maioria das espécies). Justamente por ser de madeira, a sensação ao pegar o produto em mãos é muito diferente, visto que não se trata de um produto de plástico e genérico.

O acabamento é perfeito, de modo que não notamos quaisquer rebarbas ou imperfeições no topo do carregador, onde há uma gravação da marca da fabricante. O acabamento na parte inferior também é de qualidade, mas sentimos falta de capricho no local em que os componentes eletrônicos são inseridos.

Gostamos de ver que a fabricante teve a preocupação de esconder o cabo, garantindo um visual mais “natural”. Além disso, as principais informações do produto também ficam escondidas, mas são fáceis de serem acessadas caso o consumidor tenha dúvidas sobre tensão ou corrente.

Compatibilidade

De acordo com o site oficial da Fone Salesman, o WoodPuck Bamboo é um aparelho simples e pronto para o consumidor. Sua tecnologia é preparada para oferecer grande compatibilidade com os principais modelos do mercado, incluindo os aparelhos da linha Samsung Galaxy, adaptadores para iPhone e até mesmo o powerbank  QiStone+.

Nós testamos uma grande gama de aparelhos, incluindo modelos da Nokia, LG e Samsung. Infelizmente, o LG G3 não funcionou apropriadamente, indicando incompatibilidade por não se tratar de um carregador oficial (engraçado que o smartphone da LG opera com o charger do Galaxy S6).

A maioria dos testes que fizemos foi apenas para verificar a compatibilidade (caso do Nokia 930, do Nexus 7 e do Galaxy Note 4). Entretanto, nós usamos alguns produtos para testes prolongados, como o Galaxy S6, o Galaxy S6 Edge, o Nexus 5 e o iPhone 6 (com uso de um adaptador).

O WoodPuck Bamboo já vem com cabo, o que é excelente visto que outros cabos não cabem no espaço apertado que é destinado para plugar o conector. Isso é complicado em situações que você acaba deixando o cabo do produto em casa e não tem como usar outros modelos (poucos são compatíveis).

Eficiente, mas não cumpre as promessas

Para conferir as capacidades e qualidades deste carregador, nós fizemos uma série de testes com alturas variadas (smartphone totalmente encostado e afastado cerca de 5 mm) e diferentes celulares. Realizamos testes tanto na USB do computador quanto com carregador de tomada para averiguar fontes de energia capazes de oferecer diferentes correntes.

Obviamente, as recargas com o WoodPluck Bamboo dependem do smartphone testado, já que cada dispositivo tem bateria com capacidade diferente e componentes internos distintos. De qualquer forma, obtivemos bons resultados ao testar o Nexus 5, o Samsung Galaxy S6 e o iPhone 6 com adaptador.

Com o Nexus 5, por exemplo, na porta USB, uma recarga de 30 minutos é suficiente para recarregar 21% da bateria — o que é ideal para casos de emergência. Na tomada, o mesmo tempo é suficiente para recarregar quase 30% da bateria (sempre considerando WiFi, 3G, Bluetooth e GPS desligados).

Apesar de entregar bons resultados quanto à recarga da bateria, não conseguimos usar o carregador em distâncias superiores a 2 milímetros. É claro que ninguém vai segurar o celular afastado do carregador, mas era importante testar e ver se ele cumpria os valores informados na especificação (que sugerem recarga normal com o smartphone afastado a 1 centímetro).

Um ótimo carregador sem fio

Discreto, compacto, funcional e capaz de realizar cargas rápidas, o WoodPuck Bamboo da Fone Salesman é o modelo ideal para quem busca um carregador elegante para deixar como decorativo na mesa. Ele é extremamente prático e pode ser uma excelente opção para consumidores que não possuem um produto desse tipo.

Os resultados de recarga são bem parecidos com os que comprovamos com o carregador do Galaxy S6 e muito superior aos modelos antigos (o KoolPad e o QiStone+) da própria Fone Salesman. Uma pena que não seja muito fácil achá-lo no Brasil e que o preço de importação fique acima dos 100 reais.

Você pode encontrar mais informações do WoodPuck Bamboo no site oficial do produto e pode comprá-lo direto na Amazon.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.