Nada de "engatar tijolos" em notebooks: conheça o menor carregador do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Nada de "engatar tijolos" em notebooks: conheça o menor carregador do mundo
Imagem: FINsix

A FINsix, empresa formada por quatro ex-alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), anunciou o lançamento do “menor carregador de laptops do mundo”. Sob o nome de “the Dart”, o dispositivo não apenas pode fornecer energia a computadores portáteis: uma gama de gadgets (tais como tablets e smartphones) pode ser também carregada por meio do aparelho a partir do simples acoplamento de um adaptador USB.

Quatro vezes menor do que os carregadores existentes atualmente, o the Dart é compatível com a maioria das marcas de laptops (confira a lista completa aqui). Até seis vezes mais leve que os adaptadores convencionais, a peça admite como potência o limite de 65 watts. A primeira leva de carregadores portáteis deverá levar ao mercado cerca de 4.500 unidades – o projeto assumiu forma após conseguir mais que o dobro de fundo inicial solicitado para investimento por meio da rede coletiva de incentivo Kickstarter.

O segredo

Mas em que consiste tamanha redução nas dimensões físicas do carregador? Conforme explica Anthony Sagneri, cofundador da FINsix, o resultado foi possível em decorrência da retirada de grande parte dos capacitores existentes no interior de carregadores tradicionais; acontece que o tráfego de frequência pode ser feito de modo mais contido – o que dispensa o armazenamento temporário de energia por indutores e capacitores (a transferência de energia, dessa forma, pode ser feita mil vezes mais rápida).

“A quantidade de energia armazenada temporariamente por indutores e capacitores pode ser reduzida se você aumentar a frequência de comutação durante o processo de conversão – esses componentes são os principais responsáveis por ocupar espaço nos carregadores”, disse o pesquisador. Após liberar ao mercado seu primeiro lote de the Darts, a empresa pretende dar continuidade à sua empreitada – desenvolvendo peças para aparelhos eventualmente não compatíveis com o carregador portátil.

Até 25% menor do que os carregadores usuais, a possibilidade de adaptação para a recarga de gadgets por meio de saída USB, compatibilidade com grande parte das marcas de laptops existentes no mercado e um design de fato elegante são aspectos que deverão conquistar consumidores mundo afora. Mas fazer vista grossa à forma da tomada do componente não é impossível: o novo padrão de tomadas e plugues estabelecido pelo INMETRO exigiria o encaixe de um adaptador por consumidores brasileiros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.