Tenha o Apple CarPlay no seu carro com esta Central Multimídia da Pioneer

2 min de leitura
Imagem de: Tenha o Apple CarPlay no seu carro com esta Central Multimídia da Pioneer

Nos Estados Unidos os carros equipados com centrais multimídias compatíveis com o Apple CarPlay já são realidade. E o melhor de tudo é que por lá você não precisa desembolsar muito para ter esse recurso. Mesmo os carros intermediários e alguns modelos de entrada já contam com centrais como essa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Porém, os brasileiros já podem desfrutar da maioria das funções do Apple CarPlay. Para isso, basta colocar no seu carro uma central multimídia, como o modelo AVIC-F70TV, da Pionner. O aparelho foi cedido gentilmente pela Tuning Parts para que pudéssemos fazer os primeiros testes com o sistema operacional da Apple para carros.

Uma central completa

O modelo que testamos é uma das centrais multimídia mais completas disponibilizadas pela Pioneer no mercado. Ela conta com tela de 7 polegadas, TV Digital, GPS integrado, entrada para câmera de ré e cartão micro SD, além de duas entradas USB traseiras.

O preço médio deste modelo é de R$ 2.360, mas é possível encontrar centrais multimídia da marca, com menos recursos, por valores a partir de R$ 1,1 mil. Mas talvez um dos atrativos mais interessantes do modelo seja o fato de que ele já é compatível com o Android Auto e com o CarPlay.

Infelizmente, o Android Auto ainda não está disponível para os brasileiros e por questões de localização você não vai conseguir executar o sistema. Mas a versão do SO da Apple já pode ser utilizada, mesmo que com recursos limitados.

Colocando o CarPlay no seu carro

Para rodar o Apple CarPlay, primeiramente é preciso conectar seu iPhone à entrada USB da central e parear o celular via Bluetooth. São compatíveis apenas os modelos a partir do iPhone 5, o que inclui também o iPhone 5C, o 5S, o 6 e o 6 Plus. Ao conectar, depois de alguns segundos a interface do CarPlay é exibida.

Você pode conferir mensagens de texto na tela ou notificações de ligações. Além disso, é possível responder a elas por meio de comandos de voz. Infelizmente, ao menos por enquanto, os mapas não estão habilitados, o que limita as possibilidades da Siri. Por enquanto, ela só pode auxiliar nas respostas às mensagens e chamadas.

Outro recurso que deve agradar muita gente é a integração com os serviços iTunes e Spotify. Depois de iniciar a execução de uma música no celular, todos os controles podem ser feitos a partir de toques na tela. Para quem possui um veículo com controles de volume e faixas no volante, é possível instalar um adaptador para que a central reconheça os botões físicos que você já utiliza.

A experiência pode ainda não ser completa, mas já dá pra sentir um gostinho de como será o Apple CarPlay embarcado nos veículos. Na verdade, o seu celular continuará sendo o cérebro de todas as operações, e caberá ao carro apenas parear e espelhar as funções na tela da central multimídia.

A Central Multimídia Pioneer AVIC-F70TV foi gentilmente cedida por empréstimo pela Tuning Parts para a realização dos nossos testes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.