Tour completo mostra instalação e uso do Apple CarPlay [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Tour completo mostra instalação e uso do Apple CarPlay [vídeo]

Primeira companhia a anunciar produtos com suporte ao sistema de integração e navegação Apple CarPlay, a Pioneer já possui cinco receptores com atualizações que possibilitam o uso do serviço. Se você está curioso para saber como isso funciona, é só dar uma olhada nos vídeos que ilustram esta notícia, todos feitos Josh Carr, da empresa de reparos em tecnologia Fix Denver.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Carr mostra, em um clipe dividido em quatro partes, como é instalar e configurar o CarPlay, além de usar aplicativos, mapas e o sistema de GPS no veículo. O receptor escolhido é o Pioneer AVH-4000NEX, que custa lá fora cerca de US$ 700 (ou R$ 1.660).

Os dois primeiros vídeos do "iOS para carros" são mais explicativos sobre a instalação do módulo — por isso, se o seu interesse for apenas o funcionamento do sistema, pule direto para a segunda metade. 

O primeiro fala da criação do drive USB, que envolve entrar no site da Pioneer e baixar a atualização 1.06 de firmware. Ela deve ser colocada em forma de boot em um pendrive (recomenda-se o uso do Disk Utility, do Mac OS X), posteriormente plugado no receptor. A instalação é rápida e aparentemente intuitiva.

Os apps

No terceiro vídeo, começa a demonstração propriamente dita. O ícone "Phone" funciona por comandos de voz (ou seja, a boa e velha Siri) e apresenta toda a sua agenda de contatos, permitindo que você realize e receba chamadas — há até um teclado virtual.

Há também o aplicativo "Music", com uma interface intuitiva e o sistema Genius, que lê a sua playlist e sabe exatamente o que você quer escutar. As mensagens também aparecem e a Siri pode enviar recados via comandos de voz. O "NX" é da própria Pioneer

Mapas e GPS

No quarto e último segmento da demonstração, o mapa aparece no painel. O tamanho da imagem parece adequado e a navegação parece fácil de ser utilizada, assim como outros sistemas de GPS, com instruções de voz e avisos visuais.

Vale lembrar que, para que o CarPlay funcione, o carro precisa estar ligado e com o freio de mão puxado — uma boa medida de segurança para que o motorista não se distraia mexendo no painel.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.