CarPlay: Apple lança versão do iOS para carros

2 min de leitura
Imagem de: CarPlay: Apple lança versão do iOS para carros

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Conforme os rumores publicados pelo Tecmundo no último sábado, a Apple anunciou oficialmente na manhã desta segunda-feira (3) uma versão do sistema operacional iOS para carros. A novidade atende pelo nome de CarPlay e, segundo a empresa, foi “desenhada para proporcionar aos motoristas uma incrível experiência de uso do iPhone no carro”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo a página oficial da ferramenta, ainda não há uma data definida para o recurso ser disponibilizado no mercado. Entretanto, é provável que ele seja exibido ao público pela primeira vez ainda nesta semana, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que acontece entre os dias 6 e 16 de março.

Sem as mãos

Inicialmente, apenas três modelos serão compatíveis com a novidade: iPhone 5S, iPhone 5C e iPhone 5. Uma atualização do iOS 7 que deve ser liberada nos próximos dias dará suporte ao novo recurso. A principal proposta do CarPlay é integrar por completo o iPhone ao veículo. Os comandos podem ser ativados por voz ou a partir de uma tela touch LCD disponível no painel do carro.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Para ativar o recurso de voz Siri, basta pressionar o botão correspondente, localizado no volante. Alguns modelos exclusivos ganharão a tela touch LCD, que também disponibilizará comandos. Outros botões no veículo, no volante e no câmbio, também estarão integrados ao mesmo sistema.

Integração com o Maps

A tela LCD deve funcionar também como um GPS integrado ao console do veículo. Dessa forma, basta clicar no recurso Maps ou ativá-lo a partir do smartphone para ter acesso aos mapas na tela. A ferramenta pode prover ainda direções, condições de tráfego e tempo estimado de viagem. Além disso, é possível acessar com facilidade no mapa endereços disponíveis em emails, mensagens de texto e listas de contato.

Controle de voz

Tirar as mãos do volante para fazer e receber ligações no celular já é coisa do passado. No sistema CarPlay não será diferente. Via comandos de voz, é possível fazer ligações, atender a chamadas e ouvir o seu email. Tudo isso graças à Siri, que assume papel fundamental dentro do novo sistema.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

A mesma lógica também vale para as mensagens de texto. Você pode ouvir uma mensagem recebida ou ainda pode ditar um novo texto. O resultado é interpretado pela Siri, que transforma suas palavras em SMS e envia diretamente para quem você quiser – desde que o nome esteja em sua lista de contatos.

Música para os seus ouvidos

Por fim, o último grande atrativo do CarPlay é a sua integração com os apps de música. Assim, iTunes Radio, Podcasts, Beats Radio, iHeart Radio, Spotify e Stitcher de imediato já estão integrados ao novo sistema. É possível selecionar o conteúdo na tela do carro ou via comandos de voz. Outros botões dentro do veículo podem servir também como controle.

CarPlay: disponível em muitas marcas

Ainda em 2014, alguns poucos carros selecionados vão receber o CarPlay. As fabricantes Ferrari, Honda, Hyundai, Jaguar, Mercedes-Benz e Volvo serão as primeiras. Outras montadoras também já fecharam contrato com a Apple e devem ter também os seus modelos equipados com CarPlay no futuro.

A lista inclui BMW, Chevrolet, Ford, Kia, Land Rover, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Citroen, Subaru, Suzuki e Toyota.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.