Car Tech: carro equipado com Google Earth

1 min de leitura
Imagem de: Car Tech: carro equipado com Google Earth

Houve um dia em que o GPS era acessório exclusivo dos veículos de luxo. Hoje, o aparelho acompanha o sistema de navegação de diversos modelos e pode ser adquirido separadamente por valores bastante convidativos. Se a orientação por satélite em um mapa já se tornou comum, qual será o próximo passo na navegação automobilística?

A Audi saiu na frente e anunciou o fruto da sua parceria com a Google: seu modelo A8 trará o Google Earth integrado ao computador de bordo a partir de 2011. Além de imagens tridimensionais e foto realistas, o acessório de linha oferece ferramenta de busca com reconhecimento de voz, informações detalhadas sobre os lugares, imagens panorâmicas de pontos turísticos e integração com outros computadores.

Google Earth, um item de série

Para onde vamos agora?

Junto das já presentes funções que oferecem controle da suspensão, regulagem dos bancos e ar-condicionado, entre outros, o sistema Multi Media Interface (MMI) trará maior compatibilidade com os recursos do Google em sua tela LCD de 8”. E não serão apenas mapas ou busca de sites, seu maior destaque é trazer todas as funções do Google Earth aliadas ao GPS do automóvel.

Interior do veículo.O sistema de comando de voz permite buscas por localidades que, além de apontadas no mapa, exibem informações detalhadas presentes na Wikipédia. Já a visão panorâmica do software concede ao motorista a oportunidade de visitar virtualmente os lugares para ajudá-lo a definir seu destino.

Com um sistema de banda larga de alta velocidade, o dono pode traçar uma rota em seu desktop e enviar as informações ao veículo. Quando for dada a partida no motor, o carro já indica no mapa a rota escolhida remotamente. Graças à conexão o A8 garante a qualidade do sinal e de ligações telefônicas a 200 Km/h.
O que esperar?
O modelo A8 não é comercializado em território nacional. Ao selecionarmos o modelo no site da Audi Brasil, o que aparece é apenas uma imagem com os contornos do carro e a mensagem: “Aguarde”. Com a recente chegada do R8, seria esta a grande deixa para o cobiçado veículo estrear nas garagens brasileiras?

Sistema que reconhece escrita à mão na tela touchscreen.

Outras montadoras ainda não se pronunciaram a respeito da parceria com a Google, mas assim como qualquer grande novidade, novos interessados no recurso devem surgir com a aprovação do público. O acessório que inicialmente é um item de linha de um dos modelos mais caros da marca alemã, logo poderá ser tão comum quanto o GPS.

Gostou da novidade? Não deixe de opinar.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.