Fundador da Atari apresenta projetos que implantará no Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Fundador da Atari apresenta projetos que implantará no Brasil

Nolan conversou com a imprensa e palestrou sobre seus projetos educacionais (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Não seria exagero dizer que a palestra do homem popularmente conhecido como “pai dos videogames” foi a atração mais esperada da Campus Party 2013 – e ainda faltam quatro dias de evento. Durante os seus 50 minutos de apresentação, Nolan Bushnell encantou campuseiros de todas as idades relembrando os primórdios de sua carreira, contando sobre a fundação da Atari e até mesmo sobre o seu “pupilo” mais famoso: Steve Jobs.

“Steve era um excelente trabalhador. Ok, ele cheirava mal, mas qualquer pessoa que passa três dias trabalhando sem tomar um banho realmente fica com odores desagradáveis”, brinca. “Ele era o tipo de pessoa que eu costumava encontrar dormindo em cima da mesa, após passar a madrugada inteira trabalhando.”

Nolan também comentou sobre a época em que o fundador da Maçã deixou a Atari para trabalhar em sua própria empresa, e como foi o relacionamento de ambos após essa separação. “Jobs me ofereceu um terço de sua empresa por US$ 50 mil. E eu recusei.” De acordo com Bushnell, o segredo para o sucesso de Steve Jobs era simplesmente seu entusiasmo e trabalho duro, algo que deveria fazer sempre parte da rotina de todas as pessoas.

“Entusiasmo, criatividade e muito foco no que você está fazendo hoje: essas são as chaves para quem quer tentar se tornar o próximo Jobs. O importante é fazer o que você quiser, mesmo que seja a única pessoa que acredite que dará certo. As ideias mais doidas são as que costumam dar certo: eu sou bastante louco, e posso afirmar que funciona.”

Palco recebeu centenas de campuseiros (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Investindo em desenvolvimento de jogos no Brasil

Comentando sobre seus atuais projetos educacionais, Nolan apresentou o Xaporia Game Studio and College, um conceito que une faculdade de desenvolvimento e estúdio de criação de jogos. Bushnell acredita que a melhor forma de aprender é botar suas ideias em prática, e espera implantar duas unidades do projeto no Brasil (uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro) em mais ou menos “um ou dois anos”.

O executivo também defende que jogos são excelentes formas de educação, podendo permitir que o indivíduo aprenda cinco vezes mais rápido do que as metodologias tradicionais. “Os games estimulam o cérebro, propõem novos desafios a cada minuto, fazem com que você esteja sempre entusiasmado e motivado.”

Nolan Bushnell implantará duas unidades de seu projeto Xaporia no Brasil (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Um pouco sobre o futuro dos games

Nolan também aproveitou sua palestra para debater sobre o futuro dos games. De acordo com ele, “um Playstation 4 ou um terceiro Xbox não fazem sentido”, já que os consoles atuais já possuem poder gráfico e processamento impressionantes. Contudo, Bushnell acredita que os games serão cada vez mais imersivos, citando até mesmo o Google Glass e afirmando acreditar no potencial do gadget para a indústria de jogos digitais.

Ao ser questionado sobre os games atuais que gosta de jogar, o fundador da Atari citou alguns títulos bastante conhecidos, como Command & Conquer, Halo e até mesmo Minecraft. “O jogo suga seu cérebro, e logo você nota que tem algo de especial ali! É um dos meus favoritos, não poderia deixá-lo de fora”, brinca.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.