Impressoras 3D criam objetos diversos na Campus Party

1 min de leitura
Imagem de: Impressoras 3D criam objetos diversos na Campus Party

Peças pequenas e detalhadas, como essa acima, levam 1h40 para serem impressas (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Imagine produzir, em casa, action figures de seus personagens favoritos ou, então, uma peça específica para aquele projeto inspirado nas ideias do Área 42? Pois esses são apenas dois casos de uso das impressoras 3D que estão sendo apresentadas na Campus Party Brasil 6, até o dia 03 de fevereiro.

A empresa Imprima 3D tem demonstrado, ao vivo, como funciona a criação de objetos nessas máquinas incríveis e que podem usar tanto resina plástica quanto gesso para a construção dos objetos 3D modelados no computador. A impressão em gesso, apesar de um pouco mais frágil, possui a vantagem de poder ser colorida com uma camada de jato de tinta.

Exemplo de objetos criados com as impressoras exibidas na CPBR6 (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por enquanto, o preço de uma dessas impressoras é alto, com modelos mais simples custando cerca de R$ 6 mil. Além disso, há o custo do material usado para a impressão, cujo refil de 1 quilo custa cerca de R$ 280. E não pense que o tempo de impressão é comparável ao de uma impressora comum: uma peça pequena e com muitos detalhes leva cerca de 1h40 para ser impressa.

Porém, os entusiastas que não sentirem a necessidade de um investimento tão alto podem recorrer ao serviço de impressão on demand do site da empresa, além de ter a oportunidade de comercializar suas próprias criações pela página. Basta enviar o arquivo com o modelo 3D para o site e, depois, encomendá-lo, recebendo a peça pronta pelo correio.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Quem divide o stand com a Imprima 3D é a Estilo Vivo, empresa que coleta projetos enviados por designers de produtos e inventores, na expectativa de poder investir neles e até mesmo produzi-los no futuro. Para isso, é necessário ter o seu projeto aprovado em todas as etapas do processo seletivo criado pela Estilo Vivo. Assim, é possível não apenas implementar aquele seu grande sonho, mas também sair da Campus Party com a chance de lucrar com ele em um período muito breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.