Rafinha Bastos, blogueiros e PC Siqueira falam sobre o futuro da internet

2 min de leitura
Imagem de: Rafinha Bastos, blogueiros e PC Siqueira falam sobre o futuro da internet

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Alguns dos principais nomes da internet brasileira estiveram reunidos no palco principal da Campus Party Brasil 2012 durante o começo da tarde desta sexta-feira. Rafinha Bastos, Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela), Maurício Cid (Não Salvo), PC Siqueira e Rosana Herman (Querido Leitor) estiveram presentes para contar como é estar na segunda geração da internet: a dos filhos.

O conceito de "filhos da internet" foi utilizado para mostrar que todos eles conseguiram alcançar o atual estágio de fama devido à web. Para quem não sabe, Rafinha Bastos começou sua carreira com uma página em que publicava vídeos caseiros de paródias de músicas e videoclipes. PC Siqueira é conhecido pelo vlog "Maspoxavida", Rodrigo é dono do Jacaré Banguela e Cid do Não Salvo (dois dos maiores blogs do país).

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As principais pautas da conversa foram a liberdade de expressão que se tem na internet e o que é preciso fazer para alcançar o sucesso. Todos concordaram em dizer que para a internet ser receptiva, é preciso que as pessoas não tenham medo de arriscar. É preciso falar  "dane-se" e dizer o que se pensa, sem medo de estar ofendendo alguém. Somente assim se pode ser autêntico, afirmam.

Internet Vs. Televisão

Quais as vantagens da internet em relação à televisão? Segundo Rafinha Bastos, a mais visível é a proximidade criada entre artista e espectadores. Rodrigo Fernandes disse que até mesmo a possibilidade de se fazer um comentário nos vídeos ou postagens é uma forma de comunicação com os espectadores. O Twitter possibilita isso de uma maneira muito compreensível.

Inclusão Digital

Os participantes da conversa admitem que a inclusão digital é muito necessária para a proliferação das mensagens e disseminação do conhecimento existente na internet. É preciso que as pessoas conheçam a tecnologia e saibam as formas como ela contribui para a formação de uma nova geração.

Rosana Hermann lembrou do caso "Luiza, que está no Canadá". Enquanto muitas pessoas acham que a repercussão do caso é uma prova de que os brasileiros já foram mais inteligentes, para ela isso é uma prova de que o Brasil está caminhando para uma nova era de descobrimentos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Qualquer sinal de interesse em compartilhamento de informações, seja ela construtiva ou recreativa, pode significar um avanço muito grande para a sociedade que ainda mostra seus primeiros passos em direção ao futuro digital. Ela lembrou ainda que a atual geração pode contar com "arquivos", o que é vital para um resgate histórico muito mais dinâmico do que o conseguido décadas atrás.

Em resumo, o bate-papo com os "filhos da internet" serviu para mostrar que há espaço para todos na rede. Tanto para os que produzem, quanto para os que consomem conteúdo de mídia digital.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.