O HTML5 na criação de games

1 min de leitura
Imagem de: O HTML5 na criação de games

Palestra sobre HTML5 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

José Antonio Leal de Farias, ou “Jalf”, como é conhecido, conversou com o pessoal da Campus Party nesta manhã sobre como o HTML 5 pode ser uma boa ferramenta. Ele deu dicas de como combinar os comandos em HTML e Java Script e ainda mencionou aplicações que podem auxiliar no trabalho dos desenvolvedores.

Jalf mostrou que o HTML5 ainda está longe da versão final, mas que sua utilidade e competência já podem ser vistas. A primeira especificação pública desta tecnologia foi apresentada em 2008; desde então, partes da plataforma ainda estão sendo implementadas antes de tudo ficar pronto.

Na prática

Entre os exemplos de jogos que podem ser criados em HTML5, o palestrante rodou uma versão de Angry Birds totalmente desenvolvida nesta plataforma. Isso inclui a parte dos sons, gráficos etc., resultando na mesma experiência que teríamos em Flash. Outro exemplo exibido foi um simulador de Mario Bros para NES.

Angry Birds em HTML5 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Durante uma simulação com os navegadores, 256 Imagens em 3D com uma taxa de 60 quadros por segundo foram executadas com o HTML5, o que é considerado aceitável para a execução de jogos com boa qualidade. Jalf disse que o Chrome e o Internet Explorer são os browsers ideais para criação, mas isso não impede que a mesma coisa seja feita com o Firefox, por exemplo.

Outro detalhe mencionado por José foi sobre a futura tendência da indústria a dar foco no Canvas, pois será possível utilizar esta tecnologia em diversas plataformas. Ela consiste basicamente em um elemento 2D desenhável que permite:

  • Rendering scriptado de elementos 2D e bitmaps;
  • Baixo nível procedural;
  • Ser uma região desenhável da página html;
  • Ser usado para construir gráficos, animações, jogos e composições de imagens.

Uma ajudinha sempre vai bem

Uma das ferramentas que o palestrante indicou foi o GameMaker: HTML5, que ajuda muito no momento da criação de um jogo usando-se este tipo de tecnologia. No entanto, por mais que a aplicação facilite o trabalho, é preciso que o usuário tenha boas noções em HTML e Java Script.

Jalf também indicou o PhoneGap, que é uma aplicação que deixa mais fácil a criação de games para plataformas móveis, como o iOS, Android e Windows Phone. Ela é de grande ajuda no momento de reunir todas as informações e ações que o jogo deve ter e desenvolve um aplicativo nativo dentro do SO que o usuário desejar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.