Internet de 30 Gbps e palestra com o fundador da Atari são destaques da Campus Party 2013

3 min de leitura
Imagem de: Internet de 30 Gbps e palestra com o fundador da Atari são destaques da Campus Party 2013

Coletiva de imprensa anunciou destaques da programação da sexta edição do Campus Party (Fonte da imagem: Divulgação/Campus Party)

Como noticiado anteriormente aqui no Tecmundo, ocorreu hoje (10) em São Paulo (capital) uma coletiva de imprensa feita pela organização da famosa Campus Party para o anúncio oficial das principais atrações que farão parte da programação da sexta edição do evento, que acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2013.

Com participação de Paco Ragageles (presidente da Futura Networks e cofundador da Campus Party), Antonio Carlos Valente (presidente da Telefônica/Vivo, patrocinadora principal e fornecedora da conexão de internet do evento) e outras personalidades do ramo, diversas atrações imperdíveis foram reveladas ao público. Confira algumas delas.

“Pai dos video games” vai palestrar sobre sua trajetória e experiências

No que diz respeito às palestras que ocorrerão durante os sete dias de evento, a Campus Party 2013 contará com a presença de ninguém menos do que Nolan Bushnell, fundador da Atari e conhecido pelos fãs da Apple como o único chefe que Steve Jobs já teve. Nolan, que atualmente dedica-se a projetos educacionais criativos, vai contar toda a sua experiência e trajetória com suas ideias únicas que mudaram a indústria do entretenimento.

Nolan Bushnell, fundador da Atari, vai palestrar durante Campus Party 2013 (Fonte da imagem: Reprodução/Outer Space)

Além disso, estão confirmadas palestras com Don Tapscott, autor e coautor de diversos best-sellers como o aclamado “Wikinomics – Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o seu Negócio”, e Rainey Reitman, diretora de Ativismo da Eletronic Frontier Foundation (uma das maiores e mais importantes organizações de defesa aos direitos civis e da liberdade de expressão na era digital).

Você tem uma boa ideia? Então entre de graça na Campus Party!

Outro anúncio muito bem recebido foi o referente à Maratona de Negócios, espécie de concurso realizado pelos próprios organizadores da Campus Party e que elegerá até mil ideias empreendedoras para negócios digitais, como uma forma de apoiar e incentivar jovens criativos.

Os autores dos projetos selecionados, além de entrar na Campus Party gratuitamente, contarão com o apoio dos organizadores para trabalhar em suas ideias e, quem sabe, ser um dos 40 selecionados finais para terem seus projetos apresentados para investidores em potencial.

Interessados podem inscrever seus empreendimentos através do site Campus Labs; mas seja rápido, pois a submissão acaba quando as mil vagas forem preenchidas.

"Maratona de Negócios" vai selecionar mil ideias empreendedoras (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

E para os apressados...

Outra boa notícia é que a velocidade da conexão que será disponibilizada durante a Campus Party 2013 terá um grande aumento em relação à dos anos anteriores. Em vez dos 20 Gbps da edição de 2012, agora o evento terá uma internet de nada menos do que 30 Gbps de velocidade, tudo através de cabos de fibra óptica e com o menor uso de roteadores possível.

Como se isso não bastasse, também haverá sinal nas frequências 2G, 3G, 3G Plus e até mesmo 4G, caso a liberação temporária deste sinal seja realizada durante o evento. Ou seja, não importa que tipo de aparelho você leve, será quase impossível ficar sem conexão!

Redes sociais, games e sustentabilidade

Foram ainda assuntos da coletiva a inauguração da rede social Campuse.ro (projetada para permitir a interação entre os participantes do Campus Party e empresas interessadas em ideias empreendedoras) e a realização da última etapa da temporada 2012/2013 do Intel Extreme Masters (maior competição de games do mundo, que distribuirá cerca de US$ 50 mil em prêmios).

Competição Intel Extreme Masters será um dos destaques do setor de jogos da Campus Party 2013 (Fonte da imagem: Reprodução/Scoop Intel)

Outro assunto que deve receber bastante atenção durante a Campus Party 2013 é a questão da sustentabilidade. Além das palestras Green-tech, que discutirão soluções tecnológicas que ajudem a reduzir emissões de gases formadores do efeito estufa e outros aspectos importantes para a preservação ambiental, haverá ações práticas como o uso de painéis solares para prover energia elétrica nos pavilhões e conscientização da coleta seletiva de lixo.

Haverá também locais nos quais será possível descartar seu aparelho telefônico antigo, em um programa chamado “Recicle seu Celular”. Quem participar de tal atividade se livrando corretamente de seus gadgets velhos e abandonados concorrerá a um smartphone no fim do evento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.