Câmera japonesa embeleza retratos e até aplica "maquiagem"

1 min de leitura
Imagem de: Câmera japonesa embeleza retratos e até aplica "maquiagem"

Reuters. Por Chiaki Kawase - Fotografia é tudo para Yuka Obara, uma conhecida blogueira japonesa que insiste em que qualquer coisa que exiba sua imagem online seja perfeita, especialmente porque, hoje em dia, é difícil apagar uma foto ruim depois que ela começa a circular na Web.

Obara, 20, conhecida online pelo apelido Yunkoro, vem aperfeiçoando sua arte há quatro anos, de acordo com o culto japonês do "kawaii", ou "belo" em português, que vem estimulando a criatividade fotográfica. Ainda que Yunkoro tenha orgulho de seu talento com a câmera, agora ela dispõe de ajuda adicional, oferecida pela Panasonic, que lançou uma câmara capaz de retocar, limpar e até aplicar maquiagem no rosto de uma pessoa fotografada.

A Lumix FX77, tem uma função de "retoque de beleza" que embranquece os dentes, remove olheiras, faz o rosto parecer menor e até aumenta as dimensões dos olhos. E como toque final, ela aplica rouge, batom e até sombra.

A demanda dos consumidores por esse produto vem sendo imensa, disse Akiko Enoki, a gerente de projeto que cuidou do desenvolvimento da câmera, na Panasonic.

"De acordo com dados que obtivemos, cerca de 50 por cento de nossos clientes de câmeras digitais não estão satisfeitos com a aparência de seus rostos em uma foto", afirmou.

"Por isso desenvolvemos a ideia de permitir que eles consertem aquilo de que não gostam em seus rostos depois que tiram a foto", acrescentou.

Com a saturação do mercado de câmeras digitais, a Panasonic espera que a mania de blogs e redes sociais que vem varrendo o Japão e o mundo ajude seu produto a encontrar sucesso.

A nova câmera já faz sucesso na Bic Camera, uma companhia de varejo de câmeras de baixo preço que começou a vender o modelo uma semana antes de seu lançamento oficial.

"É muito popular com as pessoas que usam fotos em seus blogs, ou com aquelas que tiram apenas uma foto comemorativa, mas que precisam que ela seja impecável", disse Hiromi Honma, representante de vendas da Bic Camera.

Os artistas das fotos para perfis, como Yunkoro, estão aguardando a nova câmera ansiosamente, mas ela disse que existem certos truques do ramo que jamais serão substituídos pela tecnologia.

"Se seu rosto parece largo em uma foto, coloque as mãos nas bochechas; isso as esconderá e fará com que o rosto pareça muito menor", acrescentou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.